Mamma Mia! volta a São Paulo no Teatro Bradesco

Maria Clara Gueiros, Claudia Netto e Gottscha são uma das surpresas de Mamma Mia! © Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Colaborou Felipe Rocha

O quem vem à tona quando você escuta alguém dizer a palavra Mamma Mia? Claro, o grupo ABBA, que marcou gerações e é dono de canções inesquecíveis e uma voz inconfundível. E essa mesma música é tema do espetáculo que foi um grande sucesso na Broadway em dezenas de países. A boa notícia é que Mamma Mia! está retornando ao Brasil em uma nova versão com um elenco estelar, reestreando, primeiramente, em São Paulo, no mês de março. Em seguida, em abril, no Rio de Janeiro. O Blog do Arcanjo adianta mais detalhes dessa superprodução atemporal, que inspirou o filme de 2008, estrelado por Amanda Seyfried e pela diva de Hollywod, Meryl Streep.  

MAMMA MIA! estreou, primeiro, em Londres, no ano de 1999, onde segue em cartaz até hoje. Criado a partir do cancioneiro repleto de hits do grupo ABBA, o musical seguiu trajetória de sucesso da Broadway (EUA) e foi traduzido em mais de 14 línguas, batendo um recorde de público de 42 milhões de espectadores. 

Uma nova versão brasileira do musical, assinada por Charles Möeller & Claudio Botelho, em montagem que selou o reencontro da dupla com a produtora Aventura, de Aniela Jordan e Luiz Calainho, repetiu o êxito desde a sua estreia, em 2023, quando alcançou mais de 80 mil espectadores e teve a temporada prorrogada com sessões extras. O espetáculo é apresentado pelo Ministério da Cultura e Bradesco Seguros, patrocinado pela Riachuelo, B3, Odontoprev e EMS, com apoio da Beyond The Club SP e Timken, via Lei de Incentivo à Cultura.

Após muitos pedidos do público, ‘Mamma Mia!’ estará de volta em 2025 para novas temporadas em São Paulo (de 14 de março a 6 de abril, no Teatro Bradesco) e no Rio de Janeiro (de 18 de abril a 11 de maio, no Teatro Riachuelo Rio). Nomes como Claudia Netto, Maria Clara Gueiros, Totia Meireles e Gottsha estão confirmadíssimos no musical.

Totia Meireles completa elenco de Mamma Mia! na temporada carioca © Divulgação Blog do Arcanjo 2025

“Mamma Mia é um espetáculo icônico. A produtora teatral Aniela Jordan comenta sobre o retorno: “Quem não quer cantar e dançar conosco?”.

O musical se passa em uma ilha grega e conta a história de Sophie, uma jovem que está prestes a casar e convida três ex-pretendentes de sua mãe para o evento, na tentativa de desvendar o mistério que ronda a sua paternidade. É neste clima de romance e comédia em que aparecem as conhecidíssimas canções do ABBA, como ‘Dancing Queen’, ‘Mamma Mia’, ‘The Winner Takes it All’, ‘Money, Money, Money’, entre muitas outras.

Assim como em todos os musicais da Aventura e Möeller & Botelho, a nova versão de ‘Mamma Mia!’ não é uma réplica, ou seja, tem uma encenação original, com liberdade de criação em cima da montagem estrangeira. Após 17 anos, Charles Möeller voltou a assinar a Cenografia e o Figurino de um espetáculo, além – é claro – da direção.

Com a pandemia, Charles voltou a pintar e a desenvolver maquetes e estudos de cenários, mergulhando novamente na direção de arte, função que nunca deixou de desenvolver em todos os seus espetáculos. Para recriar a ilha grega em que se passa a ação, ele projetou uma cenografia que remete ao casario praiano do local, com casas brancas recortadas e um estudo profundo sobre tonalidades de azul, predominante no projeto.

Em conversa com o Blog do Arcanjo, Charles ressalta a excelência e a absoluta pertinência do texto do musical: ‘Nunca vou esquecer da sensação de catarse que tive quando vi ‘Mamma Mia!’ em Londres, há muitos anos. Estava muito frio lá fora, mas dentro do teatro estava todo mundo naquele calor da Grécia, uma plateia em êxtase. Nos agradecimentos, você já começa a cantar junto, é realmente contagiante. Eu imagino que seja um espetáculo do qual estamos precisando muito agora’.

Ainda que muitos conheçam o espetáculo por conta da força e da popularidade das canções do ABBA, ‘Mamma Mia!’ é um musical escrito por uma mulher na década de 90 que antecipou temas muito presentes no debate público nas décadas seguintes. Questões como empoderamento feminino e liberdade sexual são o ponto de partida da história central da peça, construída em cima de um embate entre a mãe defensora da liberdade com a sua filha, que quer casar e seguir uma vida mais convencional.

‘A protagonista (Donna) é uma mãe muito moderna. Ela fala para a filha não casar e viver a vida, se aventurar. É uma mulher que não dependeu da instituição masculina para criar a sua filha e viver a sua vida. Tem gente que não conhece o musical e diz que é uma bobagem, mas isso é uma mentira: ‘Mamma Mia!’ é um musical escrito por uma mulher, em um texto tecnicamente perfeito, feminino e feminista’, ressalta o diretor.

SERVIÇO

Temporada São Paulo 

Teatro Bradesco

14/03 a 06/04 – Quintas e Sextas às 20h / Sábados às 16h e às 20h / Domingos às 15h e às 19h

Ingressos em Uhuu.com

Temporada Rio de Janeiro

Teatro Riachuelo

18/04 a 11/05 – Quarta às 16h (23/04) / Quintas às 20h (01/05 às 16h e às 20h) / Sextas às 20h (18/04 às 16h e às 20h) / Sábados às 16h e às 20h / Domingos às 19h (27/04 apenas às 15h e 04/05 às 15h e às 19h) / Segunda às 16h (21/04)

Vendas pela Ingresso.com

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *