Festival de Curitiba recebe performance argentina No Estoy Solo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Colaborou Felipe Rocha
O Festival de Curitiba está quase chegando e vem aí mais uma novidade: o espetáculo No Estoy Solo foi anunciado como uma das surpresas da Mostra Lucia Camargo, que reúne produções não só de todas as regiões brasileiras, como também de outros países da América Latina, como Argentina e Uruguai, num Eixo Latino, como é chamada a programação. A peça se junta a atrações confirmadas como: A velocidade da luz, Gaviota, e El desmontaje – informação confirmada pelos curadores Daniele Sampaio, Patrick Pessoa e Giovana Soar. No Estoy Solo será exibido nos dias 25 e 26 de março no festival.
Em No Estoy Solo (Não Estou Sozinho), o performer argentino Iván Haidar usa o toque como ferramenta para ativar os sentidos como veículo de comunicação. Utilizando projeções em vídeo de si próprio reduplicado, o performer convida a plateia a refletir sobre o que efetivamente é possível perceber nos mais diferentes tipos de encontros. O espetáculo fará duas apresentações na Caixa Cultural Curitiba nos dias 25 e 26 de março, com classificação de 18 anos. Os ingressos estão à venda pelo site oficial e na bilheteria física do Shopping Mueller.
Com estreia nacional em agosto de 2024, no Itaú Cultural, em São Paulo, “No Estoy Solo” apresenta uma perspectiva sobre relacionamentos, propondo uma fronteira entre dois e um, companhia e solidão, presença e ausência, segundo descrição de Haidar. “Está situado em um mundo onde as conexões não são apenas físicas, e reflete sobre o que na virtualidade e no que percebemos em diferentes tipos de encontros é real. O corpo é o eixo do trabalho: a carne, os ossos, o coração, a respiração, a pele, as emoções, a alma. São os restos, a ausência de um outro, a memória do que resta”, descreve ao Blog do Arcanjo. O espetáculo conta com apoio do Instituto Nacional del Teatro (INT / Proteatro).
Uma turnê latina
Em relação à historicidade do espetáculo, “No Estoy Solo” é a última criação dentro de uma trilogia de peças que trabalha na duplicação do corpo e a relação, o relacionamento entre o corpo virtual e o corpo real, segundo Iván Haidar, nessa dramaturgia que aparece também se duplicam esses mundos, tempos e corpos.
“Nossa estreia foi dentro do contexto do Festival Internacional de Buenos Aires (FIBA), seguido por várias temporadas na capital argentina. No Brasil, a gente já apresentou em Teresina (PI), no Festival Junta, e também em São Paulo. Também já passamos por Bogotá (Colômbia) e por várias cidades da Argentina. O tour está sendo sempre muito enriquecedor”, detalha Haidar.
O performer afirma que é grande a expectativa de se apresentar no Festival de Curitiba. “A gente conhece muito o festival, sabemos de sua importância no contexto do Brasil e das artes cênicas da América Latina, em geral. Então, para a gente, é uma responsabilidade e também uma felicidade total. Eu já conhecia Curitiba, mas vai ser minha primeira apresentação aqui”.
“Para os argentinos, o Brasil sempre é um objetivo de comunidade, pois temos tantas coisas em comum nos nossos países, e também muitas coisas diferentes que enriquecem essa relação. Para nós, culturalmente, politicamente, é bem importante estabelecer esses laços, essas redes e vínculos que possam ser também portas abertas para outros artistas argentinos, e também para brasileiros aqui em nosso país”, finaliza Iván.
A Mostra Lucia Camargo no Festival de Curitiba é apresentada por Petrobras, Sanepar – Governo do Estado do Paraná, CAIXA e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio de CNH Capital – New Holland, EBANX, ClearCorrect – Neodent, Viaje Paraná – Governo do Estado Paraná e Copel – Pura Energia, além do patrocínio especial da Universidade Positivo.
No Estoy Solo
25 e 26 de março
Na Caixa Cultural
Gênero: Dança performance
Classificação: 18 anos (contém cenas de nudez)
Origem: Buenos Aires, Argentina
Duração: 50 minutos
Instagram: Ivan Haidar @ivan_haidar
33º Festival de Curitiba
Data: De 24/3 a 6/4 de 2025
Valores: Os ingressos vão de R$00 até R$85 (mais taxas administrativas).
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no Shopping Mueller (Segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 14h às 20h).
Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.