Mostra Tiradentes SP tem 27 filmes brasileiros inéditos em programação gratuita

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Colaborou Felipe Rocha
Cinema nacional, gratuito e de qualidade: democratizar a arte. Essa é a proposta das mostras de cinema organizadas pela Universo Produção anualmente em três cidades mineiras: Tiradentes, Ouro Preto e Belo Horizonte. Após a 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que inaugura o calendário do audiovisual em janeiro, o evento chega a São Paulo, em sua 13ª edição em terras paulistanas. As atividades vão de 13 a 19 de março de 2025, no CineSesc e no Circuito Spcine – Centro Cultural São Paulo, que serão palcos de lançamentos de filmes do cinema brasileiro contemporâneo. A realização é do Sesc-SP e da Universo Produção.
A programação conta com 27 filmes brasileiros inéditos que fazem sua pré-estreia em São Paulo, sendo 14 longas e 13 curtas em 17 sessões. São filmes das mostras competitivas da edição mineira de 2025. Também são filmes de diretores brasileiros e paulistas em destaque na cena contemporânea que integram a Mostra Aurora, Mostra Olhos Livres, Sessão Autorias e a Mostra Foco – dedicada à recente safra da produção de curtas-metragens. A 13ª Mostra Tiradentes | SP repetirá a temática da edição mineira: “Que cinema é esse?”, uma indagação que ganha novas vozes, discussões e perspectivas na capital paulista.
Entre as atrações dessa edição paulistana estão “Deuses da Peste“, da dupla Tiago Mata Machado e Gabriela Luíza, vencedor do Prêmio Carlos Reichenbach, concedido pelo Júri Oficial da Mostra Olhos Livres que será exibido na abertura do evento, no dia 13, Um Minuto é uma Eternidade para Quem Está Sofrendo”, de Fábio Rogério e Wesley Pereira de Castro, longa de São Paulo que venceu a Mostra Aurora, “Uma montanha em movimento”, do premiado cineasta Caetano Gotardo, Prédio Vazio de Rodrigo Aragão, nova obra do cineasta considerado o novo nome do Terror brasileiro, a aguardada continuação de “Batguano Returns – Roben na Estrada”, de Tavinho Teixeira e Frederico Benevides, “As Muitas Mortes de Antônio Parreiras” de Lucas Parente, “A Vida Secreta de Meus Três Homens”, de Letícia Simões, dentre outros.
Em conversa com o Blog do Arcanjo, Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral da Mostra Tiradentes SP, explica como será a 13ª edição e fala sobre a importância da realização da mostra: “A força do cinema brasileiro contemporâneo pode ser conhecida nas edições anuais da Mostra Tiradentes | SP que, em 2025, celebra 13 anos na capital paulista com o propósito de ampliar novos olhares, vozes e exibir um panorama múltiplo da produção audiovisual no Brasil. Sessões tem debates após a exibição dos filmes com a presença de realizadores, provocando reflexão sobre as imagens e histórias do cinema como resposta ao seu tempo histórico. Graças à parceria com o Sesc São Paulo e, em 2025 com a parceria também da Spcine, o cinema brasileiro ganha mais espaço e dimensão na cidade, e o público, a oportunidade de conhecer filmes que muitas vezes não chegam ao circuito comercial”.
13ª MOSTRA TIRADENTES | SP – 13 a 19 de março de 2025
• ABERTURA OFICIAL
• 7 DIAS DE EVENTO
• 17 FILMES BRASILEIROS DE 14 ESTADOS – PRÉ-ESTREIAS NACIONAIS | INÉDITOS EM SÃO PAULO
• 12 BATE-PAPOS
• DEBATE TEMÁTICO “QUE CINEMA É ESSE?”
• 3º FÓRUM DE TIRADENTES – ENCONTROS PELO AUDIOVISUAL BRASILELIRO
• ENCERRAMENTO
Parceria Cultural: Spcine/ Prefeitura de São Paulo
Realização: Universo Produção e Sesc São Paulo
Locais de realização:
CINESESC – Rua Augusta, 2075, Cerqueira César
Abertura – Entrada gratuita – Distribuição dos ingressos com 1h30 de antecedência na bilheteria.
Debate Conceitual – Entrada gratuita – não é necessário retirar ingressos
CIRCUITO SPCINE – CENTRO CULTURAL SÃO PAULO – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso
Entrada gratuita – Distribuição de ingressos 1h de antecedência na bilheteria.
CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO DO SESC – SESC 14 BIS – Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista
Entrada gratuita para apresentação do 3º Fórum de Tiradentes – Encontros pelo Audiovisual Brasileiro
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.