Luh Maza retoma Carne Viva para celebrar 20 anos de carreira

Carne Viva tem Tenca Silva, Christiane Tricerri e Mawusi Tulani © Bob Sousa Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

No dia 20 de março, o Teatro do SESC 24 de Maio, em São Paulo, será palco da estreia nacional de “Carne Viva”, uma tragédia contemporânea escrita por Luh Maza quando tinha apenas 16 anos. Com uma encenação inovadora da própria autora, o espetáculo contará com as atuações de Christiane Tricerri, Mawusi Tulani e Tenca Silva. As apresentações ocorrerão de quinta a domingo, até 20 de abril, em um ambiente que promete desafiar a percepção do público com sua visualidade e sonoridade arrojadas.

Luh Maza, que celebra duas décadas de carreira como diretora e dramaturga, traz para os palcos brasileiros uma obra que, embora tenha sido escrita em 2003, permanece atual ao abordar a condição feminina e o papel da mulher na cultura ocidental. “Carne Viva” já foi encenada em Portugal e publicada em várias coletâneas, incluindo a indicada ao Prêmio Jabuti de Literatura em 2009. A dramaturgia, inspirada em estudos da professora Marilyn Yalom sobre a mulher na história, foca no papel da esposa entre os séculos XIX e XX, explorando temas como violência doméstica e resiliência.

O enredo gira em torno de uma personagem anônima, descrita apenas como “Uma Mulher”, que, ao preparar um pedaço de carne para seu marido, entra em uma vertigem de autoconhecimento e questionamento sobre seu passado. A peça, escrita em um estilo de fluxo de consciência, evoca a influência de Clarice Lispector, levando o espectador a uma reflexão profunda sobre a violência patriarcal e a busca por redenção.

Para enriquecer a experiência do público, a encenação propõe uma relação entre tragédia e terror, criando uma atmosfera de sinestesia que promete imergir os espectadores em uma vivência teatral pouco convencional. Luh Maza transforma o monólogo original em uma versão polifônica, incorporando múltiplas vozes femininas que representam diferentes facetas da personagem, ampliando a força da narrativa.

A estética de “Carne Viva” é cuidadosamente elaborada. A cenografia, assinada pela autora, apresenta um fundo preto-carvão com um corte vermelho-sangue, simbolizando a dor e a luta da mulher. O cenário inclui uma mesa de seis metros de comprimento, refletindo a carne fluída e viva que compõe a narrativa. Os figurinos, inspirados na Era Vitoriana, e a iluminação sombria, criam um ambiente que remete tanto ao sagrado quanto ao profano.

Victor Liam e Sol Menezzes estão em Kiwi © Bob Sousa Blog do Arcanjo 2025

Kiwi e bate-papo

Além da estreia de “Carne Viva”, o SESC 24 de Maio também receberá a remontagem do aclamado “Kiwi”, a partir de 28 de março. Este espetáculo, que aborda a realidade de abandono e violência entre jovens, destaca a luta pela sobrevivência em um ambiente hostil. A peça, escrita pelo canadense Daniel Danis, foi traduzida e encenada por Luh Maza pela primeira vez na América do Sul durante os Jogos Olímpicos de 2016, trazendo à tona questões sociais urgentes.

No dia 16 de abril, o SESC promoverá um bate-papo intitulado “O Corpo como Alimento no Teatro de Luh Maza”, onde a autora e integrantes das montagens originais de “Carne Viva” e “Kiwi” discutirão suas obras e interpretações ao longo dos anos. Esta interação promete enriquecer a compreensão do público sobre o trabalho de Maza e sua contribuição ao teatro contemporâneo.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *