Milton Cunha vai apresentar abertura do Festival de Curitiba

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Vai ter carisma de sobra na abertura do Festival de Curitiba com um dos nomes quentes do momento comandando a cerimônia. Após trabalhar por meses consecutivos, virar um dos nomes mais falados e render os memes mais comentados do Carnaval, Milton Cunha não terá folga. No dia 24 de março, ele ocupará uma nova função longe da programação carnavalesca e assumirá o posto de mestre de cerimônias do Festival de Curitiba, o maior evento cênico da América Latina e que chega à sua 33ª edição como um dos maiores e mais longevos festivais de artes cênicas do mundo.
Milton apresentará toda a festa de abertura, no Teatro Positivo – Grande Auditório, que contará ainda com o espetáculo “Os Mambembes”, com Claudia Abreu, Deborah Evelyn, Julia Lemmertz, Leandro Santanna, Orã Figueiredo e Paulo Betti.

Dirigido por Fabíula Passini e Leandro Knopfholz, o Festival de Curitiba receberá mais de 350 espetáculos e intervenções artísticas, além das cerca de duas mil pessoas que chegam para se apresentar na cidade todos os anos. Ao todo, o evento ocupa mais de 70 espaços da capital e região metropolitana. O Festival de Curitiba é apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e patrocinado pela Petrobras.
Carnavalesco, trilíngue e pós-doutor
Pós-doutor e trilíngue, Milton Cunha carrega um vasto currículo acadêmico que acompanha seu repertório de espontaneidade, irreverência e profundo conhecimento sobre o Carnaval e a cultura brasileira. Atualmente, ele cursa seu segundo pós-doutorado no Fórum de Ciência e Cultura do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o tema “Boi de Parintins, Estrutura Narrativa Patrimônio Cultural dos Povos da Floresta Amazônica”. Curiosamente, os Bois de Parintins também marcaram presença no Festival de Curitiba em 2024: além da cerimônia de abertura, lotaram o Teatro Positivo com sua apresentação.
Concluído em 2017, o primeiro pós-doutorado de Milton Cunha foi em História da Arte, pela Escola de Belas Artes, também da UFRJ, onde pesquisou “Narrativas Culturais no Carnaval de Rosa Magalhães”. Cunha também é graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará e possui especialização em Moda e Indumentária pela Universidade Estácio de Sá. Pela UFRJ, pesquisando narrativas de Joãosinho Trinta, ele também concluiu seu mestrado em Letras, na área de Ciência da Literatura, e doutorado em Letras, com Teoria Literária – Ciência da Literatura. Todas as informações são da Plataforma Lattes de Milton Cunha.
Mostra Lucia Camargo
A Mostra Lucia Camargo do Festival de Curitiba tem como marca a diversidade contemporânea do teatro nacional e internacional e a representatividade de diferentes grupos. Com cerca de 30 espetáculos selecionados, pelo terceiro ano a mostra conta com a curadoria da produtora e pesquisadora Daniele Sampaio, da atriz e diretora Giovana Soar e do dramaturgo e crítico teatral Patrick Pessoa.
Para esta edição da Mostra Lucia Camargo, estão confirmados nomes consagrados como Débora Falabella, Cláudia Abreu, Renata Sorrah, Paulo Betti, Reynaldo Gianecchini, Julia Lemmertz, Gregorio Duvivier, Deborah Evelyn, Heloísa Périssé, Marcelo Serrado, Rodrigo Pandolfo, Tainá Müller, Nena Inoue, Rosana Stavis, César Mello, Flávio Bauraqui, Grace Passô, Jessica Teixeira, entre outros.
Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do Festival de Curitiba www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_curitiba.
Serviço:
33.º Festival de Curitiba
Data: De 24/3 a 6/4 de 2025
Valores: Os ingressos vão de R$00 até R$85 (mais taxas administrativas).
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no Shopping Mueller (Segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 14h às 20h).
Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo.
Confira também descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clubes de desconto e associações.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.