O Retrato do Bob: Luh Maza, 2025

Por BOB SOUSA
@bobsousa
Nos bastidores dos ensaios, entre cenas de Kiwi e Carne Viva, Luh Maza vive um momento de celebração. Diretora, dramaturga e atriz, ela completa 20 anos de carreira profissional com as duas montagens em cartaz no Sesc 24 de Maio – um marco que reafirma sua potência na cena teatral.
Desde criança, Luh encontrou no teatro um espaço de expressão, iniciando sua trajetória como atriz. Mas foi na escrita e na encenação que consolidou seu nome. Sua dramaturgia, publicada em três livros, percorre territórios de urgência e reflexão, sempre com olhar afiado para as complexidades sociais e humanas. Carne Viva, um de seus primeiros textos, escrito aos 16 anos, teve estreia em Portugal e agora ganha sua primeira montagem no Brasil. Já Kiwi, vencedor do Prêmio Aplauso Brasil em 2016, retorna em nova encenação, reafirmando sua força com um elenco renovado.
A trajetória de Luh vai além dos palcos. Foi jurada do Prêmio Shell de Teatro, dirigiu no Theatro Municipal de São Paulo e atuou com Os Satyros. Desde 2018, expande sua criação para o audiovisual, assinando roteiros e direções em séries como Sessão de Terapia e no filme Insubmissas.
Nos palcos ou nas telas, sua voz ressoa. E, nesses 20 anos, Luh Maza segue fazendo da arte um espaço de resistência, memória e reinvenção.
#oretratodobob
@luhmaza por @bobsousa
@miguel.arcanjo
Produção @danihamazaki
*Bob Sousa é fotógrafo, mestre em Artes pela Unesp, onde é doutorando, crítico e jurado de Teatro da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) e do Prêmio Arcanjo de Cultura. É autor do livro “Retratos do Teatro” (Ed. Unesp) e da exposição Retratos Bob Sousa. Retrata grandes personalidades da cultura no Blog do Arcanjo desde 2012 na coluna O Retrato do Bob com produção de Daniela Hamazaki.
Siga @bobsousa
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.