★★★★ REALPOLITIK Avaliação: Muito Bom Crítica por Miguel Arcanjo Prado Sexta e sábado 21h e domingo 18h até 13/4/2025 Tucarena, SP – Compre seu ingresso!
O capitalismo visa o lucro e não o bem estar social. Essa premissa parece ser uma velha conhecida da humanidade, mas, quando um crime ambiental acontece e centenas de pessoas morrem, ela parece ainda mais assustadora. Isso fica dilacerante no excelente drama intimista Realpolitik, escrito de forma sucinta e envolvente por Daniela Pereira de Carvalho e encenado por Guilherme Leme Garcia e Gustavo Rodrigues com os atores Pedro Osório e Augusto Zacchi.
A peça está em cartaz no Tucarena, sextas e sábados, 21h, e domingo, 18h, com ingressos na Sympla até 13 de abril, após temporadas de sucesso no Teatro B32, na região da Faria Lima, em São Paulo, e no Teatro Poeira, no Rio, além duas tocantes sessões no começo de março no Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, Minas Gerais, cidade vizinha a Mariana, onde ocorreu o terrível crime ambiental em 2015.
O inteligente e conciso roteiro mostra o explosivo encontro entre um jornalista idealista e um frio executivo de uma grande mineradora, que acontece após um crime ambiental que deixou 150 pessoas mortas. Tudo a ver com a realidade brasileira, mais especificamente, a de Minas Gerais, onde a mineração dita as regras desde sempre.
Elenco talentoso
Ao ator Pedro Osório, também produtor e idealizador do espetáculo, cabe viver o gélido CEO, a quem o que importa são os números. O ator constrói de forma crível o glacial executivo, macho alfa acostumado a não misturar sentimentos nos negócios. Ao contrário dele, o jornalista é pura paixão: Augusto Zacchi se destaca ao representar de forma habilidosa o típico idealismo da profissão, cuja obrigação ética é dizer a verdade ao público, algo que nem sempre é possível em um sistema repleto de amarras. A crueza corporativa é exposta de forma inteligente pelo texto, que encontra a vibração necessária nos corpos dos atores em cena, vestidos de forma naturalista por Ana Roque. Ainda está na equipe o ator stand-in Pedro Garcia.
A direção opta pela simplicidade e por focar no texto e no trabalho dos atores, sem arroubos cenográficos ou mesmo grandes efeitos de luz ou de trilha, esta assinada por Marcelo H., que chega a ser um rápido respiro em meio à muita tensão. É como se a direção orientasse o público no sentido de que a história ali representada basta por si só.
O título da peça remete ao conceito alemão da “política prática”, ou “política real”, aquela que está mais preocupada com interesses pragmáticos do que com valores éticos, tais quais são as grandes corporações ou os governantes que temos. Assim, uma barragem de rejeitos da mineração que se rompe e destrói não só vidas como ainda arrasa a natureza ao redor nada mais é do que um mero “acidente de percurso”, que precisa ser contornado com imediatez.
Realpolitik é uma peça corajosa, intensa e necessária, que expõe o que muitos preferem esconder, colocando a arte a serviço do questionamento dos detentores do poder e do dinheiro, e fazendo o público refletir, ao nos lembrar que o lucro exploratório sem fim não pode ser mais valioso que a vida. Corra pra ver e aplaudir de pé.
★★★★ REALPOLITIK Avaliação: Muito Bom Crítica por Miguel Arcanjo Prado Sexta e sábado 21h e domingo 18h até 13/4/2025 Tucarena, SP – Compre seu ingresso!
Temporada em São Paulo – Tucarena – Rua Bartira, 347, Perdizes, São Paulo/SP. De 14/03 a 13/04/2025. Sextas e sábados às 21h, domingos às 18h. 60 min. 16 anos.