Cosmogonias leva força da arte indígena à Praça da Liberdade em Belo Horizonte

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, se torna um espaço de reflexão e celebração a partir do dia 27 de março, com a inauguração da exposição “Cosmogonias”. A mostra, que contará com as obras das artistas indígenas Liça Pataxoop e Kawany Tamoyos, será instalada nos tapumes que cercam o Memorial Vale, atualmente em reforma.
A artista Pataxoop, proveniente da aldeia Muã Mimatxi, apresenta seus desenhos-narrativa, conhecidos como tehêy, que preservam a história e os valores do povo pataxoop. “Meu trabalho torna visível o conhecimento ancestral, transmitindo histórias de forma intuitiva”, afirma. Já Kawany, conhecida como Kakaw, trará uma abordagem contemporânea que questiona a representação das mulheres indígenas na sociedade atual, buscando romper estereótipos.
A inauguração ocorrerá às 17h de 27/3, seguida de uma Roda de Conversa com as artistas, às 18h, na Galeria Principal do Espaço Cultural da Escola de Design da UEMG. A exposição faz parte do projeto Memorial Vale Itinerante, que visa manter a programação cultural enquanto o espaço passa por revitalizações. A entrada é gratuita, convidando todos a vivenciar esta experiência única que destaca a força e a diversidade das culturas indígenas.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.