Espetáculo Bom dia, Eternidade estreia no Festival de Curitiba com clássicos da música popular brasileira

Espetáculo do coletivo O Bonde fala do envelhecimento da população negra através de canções e memórias © Julio Cesar Almeida Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Colaborou Felipe Rocha

Gosta de música popular brasileira? Então não perca a peça Bom dia, Eternidade, que é a mais recente novidade do Festival de Curitiba. O espetáculo será apresentado na Mostra Lucia Camargo – nos dias 30 de março, às 19h, e 31 de março, às 20h30, no Teatro da Reitoria – e conta a história de quatro irmãos que retomam a posse do terreno da casa de onde foram despejados na juventude. O Blog do Arcanjo traz mais detalhes da peça a seguir.

O reencontro, carregado de traumas e sonhos do passado, provoca uma reflexão sobre o envelhecimento da população negra no Brasil.

A peça é uma verdadeira celebração da música brasileira, com canções de artistas negros renomados, como Djavan, Tim Maia e Jorge Aragão, interpretadas ao vivo por um quarteto de músicos e atores de vasta experiência. O elenco conta com Luiz Alfredo Xavier, compositor e instrumentista que já trabalhou com grandes nomes da música, Cacau Batera, baterista e crooner com longa carreira no samba e no jazz, Maria Inês, cantora que retomou a música após décadas afastada, e Roberto Mendes Barbosa, maestro e compositor requisitado em São Paulo.

Dirigida por Luiz Fernando Marques (Lubi) e com dramaturgia de Jhonny Salaberg, Bom dia, Eternidade é o fechamento da Trilogia da Morte, uma pesquisa do grupo O Bonde sobre a necropolítica e a relação dos corpos negros com a morte, tanto física quanto simbólica. O espetáculo traz à tona questões importantes sobre a velhice negra e o direito de envelhecer, abordando temas sociais com sensibilidade e força.

“Ainda que seja uma peça solar e musical, Bom Dia, Eternidade fala sobre a velhice negra e o direito de envelhecer, apontando para outras questões sociais fundamentais”, destaca o dramaturgo Jhonny Salaberg.


A Mostra Lucia Camargo do Festival de Curitiba é apresentada por Petrobras, Sanepar, CAIXA e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio de CNH Capital – New Holland, EBANX, ClearCorrect – Neodent, Viaje Paraná – Governo do Estado Paraná e Copel – Pura Energia, além do patrocínio especial da Universidade Positivo.

Festival de Curitiba

A 33ª edição do Festival de Curitiba acontece de 24 de março a 6 de abril, reunindo cerca de 350 atrações em mais de 70 espaços de Curitiba e Região Metropolitana. A programação inclui espetáculos teatrais premiados e aclamados pelo público, estreias nacionais e uma ampla diversidade de manifestações artísticas, como dança, circo, humor, música, oficinas, shows, performances e gastronomia.

Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do Festival de Curitiba www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_curitiba.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *