Trivial – Um Espetáculo de B-Boys leva a energia das ruas ao palco do Teatro da Reitoria no Festival de Curitiba

O premiado espetáculo de dança Trivial – Um Espetáculo de B-Boys abrilhantará a programação da 33ª edição do Festival de Curitiba, sendo exibido nos dias 4 e 5 de abril, às 20h30, no Teatro da Reitoria, dentro da Mostra Lucia Camargo. A peça celebra o breaking, um estilo de dança urbana que surgiu na década de 1970 em Nova York, como parte da cultura hip-hop. É raro que o breaking, originado nas ruas e nas comunidades marginalizadas, chegue aos palcos mais tradicionais, mas o Grupo n Amostra, de Porto Alegre, conseguiu quebrar essa barreira com o espetáculo. O Blog do Arcanjo te conta mais detalhes dessa peça a seguir.
Indicado a sete categorias no Prêmio Açorianos de Dança em 2023, Trivial conquistou dois prêmios: Melhor Elenco e Melhor Produção. Após passar por São Paulo, a peça chega à capital paranaense para dar início a sua turnê nacional.
O diretor e coreógrafo Driko Oliveira comemora o reconhecimento do trabalho: “A recepção foi incrível. Reverberou de uma forma muito boa. É raro que espetáculos de Porto Alegre tenham a oportunidade de se espalhar pelo Brasil. Isso mostra que valeu a pena todo o esforço, todo o trabalho que a gente fez.”
A obra mistura o estilo tradicional do breaking com elementos da dança contemporânea, utilizando uma metodologia desenvolvida por Oliveira. O enredo retrata o cotidiano das periferias, abordando questões sociais e familiares, e como a dança se torna uma forma de resistência e alívio para os jovens dessas regiões. Os obstáculos do dia a dia são representados de forma simbólica no palco, por meio de cenas que ilustram situações comuns, como filas e conflitos geracionais.
O espetáculo começou quando Driko convidou um grupo de b-boys das ruas para se reunirem e desenvolverem a peça. Depois de meses de ensaios, o grupo criou um trabalho que preserva a energia crua do breaking, com a adição de diálogos e momentos sem música, algo inusitado para o estilo. A peça também passou a contar com a participação de uma b-girl, Naju, que trouxe uma nova dinâmica e uma abordagem mais refinada à coreografia.
A entrada de Naju também representa uma tentativa de reparação histórica, já que, embora o breaking tenha muitas mulheres praticantes, ele ainda é um ambiente dominado por homens, dificultando a ascensão feminina. Driko Oliveira, que começou no breaking após sua carreira como skatista, segue com sua trajetória como dançarino e coreógrafo, sempre com o objetivo de manter a autenticidade e a força do estilo nas apresentações.
A Mostra Lucia Camargo no Festival de Curitiba é apresentada por Petrobras, Sanepar – Governo do Estado do Paraná, CAIXA e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio de CNH Capital – New Holland, EBANX, ClearCorrect – Neodent, Viaje Paraná – Governo do Estado Paraná e Copel – Pura Energia, além do patrocínio especial da Universidade Positivo.
Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do Festival de Curitiba www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_curitiba.
Trivial, Um Espetáculo de B-Boys
Mostra Lucia Camargo – Festival de Curitiba
Data: 4 e 5 de abril às 20h30
Local: No Teatro da Reitoria
Gênero: Dança
Classificação: Livre
Origem: Porto Alegre – RS
Duração: 50’
Grupo n Amostra – @espetaculo_trivial
33º Festival de Curitiba
Data: De 24/3 a 6/4 de 2025
Valores: Os ingressos vão de R$00 até R$85 (mais taxas administrativas).
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no Shopping Mueller (Segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 14h às 20h).
Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo.
Confira também descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clubes de desconto e associações.