★★★★ Crítica: Dois Papas une elenco talentoso em peça sofisticada que humaniza ícones do Vaticano

Os atores talentosos Zécarlos Machado e Celso Frateschi celebram sucesso de Dois Papas no Sesc Santo Amaro © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

★★★★
DOIS PAPAS
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado
Sex e sáb, 20h, dom, 18h. Até 27/4/2025
Sesc Santo Amaro, SP – Compre seu ingresso!

Tem horas na vida que todo mundo só quer paz. Esse parece ser o sonho de dois grandes religiosos, mas que apenas um vai concretizá-lo em Dois Papas, peça em cartaz no Sesc Santo Amaro, em São Paulo, e um dos grandes dramas do ano, sob produção da Gengibre Multimídia e Zug Produções.

A dramaturgia fictícia, mas não improvável, do neo-zelandês Anthony McCarten, que originou o filme homônimo dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles com os astros britânicos Anthony Hopkins e Jonathan Pryce, agora ganha versão teatral brasileira. Esta é habilmente dirigida por Munir Kanaan, também idealizador do projeto ao lado de Rafa Steinhauser. A peça conta com dois astros dos palcos nacionais, Zécarlos Machado, como o Papa Bento XVI e antigo Cardeal Ratzinger, e Celso Frateschi como o Cardeal Bergoglio, o futuro Papa Francisco, o primeiro papa jesuíta.

A obra ainda traz participações formidáveis da excelente Eliana Guttman, como Irmã Brigitta, fiel escudeira do papa alemão, e Carol Godoy, a jovem Irmã Sofia, assistente do papa argentino e que revela um passado familiar de opressão pela cruel ditadura no país vizinho.

A peça se divide em três atos, os dois primeiros são um esmiuçado prólogo, um do papa alemão com a freira que lhe é uma velha amiga, e outro do futuro papa argentino com a jovem freira. Estes servem para apresentar as personalidades e o desejo de aposentadoria e volta às origens de ambos, cansados das responsabilidades com o Vaticano. Já o terceiro ato traz o esperado encontro entre os dois papas: o atual e o futuro, no qual vão precisar encontrar um denominador em comum.

Elenco de Dois Papas celebra sucesso do espetáculo no Sesc Santo Amaro: Zécarlos Machado, Eliana Guttman, Carol Godoy e Celso Frateschi © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2025

Elenco talentoso

Além de um texto inteligente, incluindo aí o diálogo político que tece crítica ao autoritarismo e apresenta avanços sociais que precisam ser observados pela Igreja Católica, o espetáculo tem como trunfo o trabalho de seus atores. Zécarlos Machado e Celso Frateschi estão excelentes, cada qual apresentando seu papa de forma crível e com atmosferas próprias, Bento XVI mais sisudo e pragmático, e Francisco mais carismático e solar.

As atrizes que fazem as freiras, Eliana Guttman e Carol Godoy, que também assina a supervisão de produção, servem de contraponto para os pensamentos dos sacerdotes e também acabam sendo uma alegoria da visão de mundo de ambos.

É preciso ressaltar que Eliana Guttman é uma atriz simplesmente formidável e que constrói com maestria o alívio de comicidade que suaviza o drama.

Criativo sofisticado

O diretor Munir Kanaan, que conta com assistência de Gustavo Trestini, aposta em uma encenação sofisticada e contemporânea, de fino apuro estético, colocando um clássico drama em uma arquitetura cenográfica pós dramática clean, criada por Eric Lenate, com direção de imagem e videomapping de André Grynwask e Pri Argoud (Um Cafofo), em diálogo que mostra-se interessante.

A habilidosa iluminação de Beto Bruel faz jus ao nome que este grande profissional conquistou no teatro brasileiro: é inteligente e instigante, fazendo os contrapontos necessários para que os momentos cruciais do texto cresçam.

Equipe de Dois Papas recebe fortes aplausos na estreia no Sesc Santo Amaro © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2025
Zécarlos Machado e Celso Frateschi recebem fortes aplausos na estreia de Dois Papas no Sesc Santo Amaro © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2025

Os figurinos de Carol Roz estão exuberantes ao trazer o melhor da secular vestimenta religiosa e à altura dos dois papas, somados ao visagismo competente de Anderson Bueno, profissional que consegue entender o âmago de cada peça em que trabalha.

Outro charme à parte deste espetáculo é a trilha e design de som de Dan Maia, capaz de colocar até Abba nas alturas para o futuro Papa Francisco.

Zécarlos Machado e Celso Frateschi se abraçam ao serem fortemente aplaudidos na estreia de Dois Papas © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2025

A paz como meta

O conflito de Dois Papas está no drama dos dois religiosos: após décadas de trabalho, eles desejam respirar um pouco, e ir ao encontro de suas origens e rever, já sob a ótica da experiência, questões do começo de suas vidas, quando esta já se encontra naquilo que parece ser o último ato.

Contudo, as responsabilidades alcançadas tanto por Ratzinger-Bento XVI quanto por Bergoglio-Francisco os impedem de parar.

Esta é a grande questão deste espetáculo: será que muitos de nós não nos infligimos demasiadas responsabilidades que nos aprisionam e nos tiram a paz?

Entretanto, sempre é possível dizer não para o mundo exterior para que o sim consigo mesmo prevaleça. E é a partir de tal ato de coragem que pode habitar a paz e o merecido sossego das coisas simples da vida.

Esta, talvez, seja a maior conquista de sucesso de qualquer ser humano.

★★★★
DOIS PAPAS
Avaliação: Muito Bom
Crítica por Miguel Arcanjo Prado
Sex e sáb, 20h, dom, 18h. Até 27/4/2025
Sesc Santo Amaro, SP – Compre seu ingresso!

Dois Papas: Blog do Arcanjo mostra atores nos bastidores com exclusividade

Blog do Arcanjo mostra bastidores de quem já aplaudiu Dois Papas

Elenco de Dois Papas recebe fortes aplausos no Sesc Santo Amaro

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *