Festival de Curitiba tem estreia de Cabaré Haikai, peça que homenageia Paulo Leminski

Elenco e equipe do Cabaré Haikai na Sala Ney Latorraca © Annelize Tozetto Festival de Curitiba Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial ao Festival de Curitiba

A peça Cabaré Haikai, baseada na obra do poeta Paulo Leminski, fará três sessões no Festival de Curitiba, dentro da Mostra Lucia Camargo. Recentemente, o elenco compartilhou suas profundas descobertas sobre o icônico poeta Paulo Leminski, cuja vida e obra são exploradas na montagem. Leminski, que faleceu prematuramente aos 44 anos, é conhecido por sua intensa produção literária e sua presença marcante nos círculos boêmios de Curitiba. No entanto, os artistas envolvidos na peça foram surpreendidos ao se depararem com a faceta mais humana do poeta.

“Encontramos um Leminski que deixou de ser um CNPJ e se transformou em um CPF”, contou o ator Kauê Persona ao Blog do Arcanjo. Para ele, a pesquisa sobre a vida do poeta revelou suas inseguranças e sonhos, evidenciando um homem carente e sonhador. O diretor Rodrigo Fornos reforçou essa visão ao destacar a importância de acessar a intimidade de Leminski: “Ele tinha a urgência de expressar suas ideias e sentimentos”, disse, referindo-se às conversas com Estrela Leminski, filha do poeta, que contribuíram significativamente para a criação da dramaturgia.

A peça, que estreou em agosto de 2022 em homenagem aos 80 anos de Leminski, explora não apenas sua poesia, mas também seus contos, ensaios e composições musicais. A atriz Ane Adade ressaltou que as trocas sobre a vida familiar do autor foram fundamentais para compreender sua complexidade: “Ele deixava o violão sempre à mão, pronto para criar, o que mostra como sua arte estava presente em seu cotidiano.”

Cabaré Haikai promete levar o público a uma jornada emocional pela mente multifacetada de um dos maiores poetas brasileiros, revelando um Leminski que vai muito além da lenda.

Haverá duas sessões nesta terça-feira (25): uma às 18h30 e outra as 21h, e uma terceira, no dia 26, às 21h, sempre no Teatro José Maria dos Santos.

Acompanhe Miguel Arcanjo no Festival de Curitiba!

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *