Harry Potter e a Criança Amaldiçoada tem produção teatral cancelada no Brasil

Harry Potter e a Criança Amaldiçoada tem produção cancelada no Brasil © Matthew Murphy Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A produtora global da peça Harry Potter e a Criança Amaldiçoada cancelou o contrato com a VME (Vinicius Munhoz Entretenimento), companhia brasileira que havia anunciado em dezembro do ano passado que montaria o espetáculo em São Paulo em 2025. Segundo a Folha de S.Paulo, Shannon Kingett, diretor global de marketing da Sonia Friedman Productions, detentora dos direitos, afirmou que o espetáculo foi “adiado indefinidamente”.

“Sempre tivemos os nossos fãs brasileiros em alta conta. No entanto, desafios significativos além do nosso controle nos impediram de lançar a produção no nível de qualidade que esperamos. Como resultado, tomamos a difícil decisão de nos separar da produtora local, a VME”, disse Kingett à Folha. Sem mais explicações, o executivo afirmou que a produtora ainda mantém “esperanças” de levar o show ao Brasil no futuro.

Harry Potter e a Criança Amaldiçoada é cancelado no Brasil © Matthew Murphy Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Procurado pela Folha, Vinícius Munhoz e a VME não responderam até a publicação da reportagem, em 25 de março. Há cerca de um mês, diante de comentários nos bastidores de que a produção seria cancelada, o Blog do Arcanjo procurou a VME, que informou que a informação do cancelmento não procedia e que a produtora de Vinicius Munhoz ainda estava em busca de concretizar a montagem no Brasil.

A VME anunciou com release à imprensa, recebido pelo Blog do Arcanjo, a chegada ao Brasil de Harry Potter. O anúncio foi feito em 16 de dezembro de 2024, prometendo a temporada em 2025, algo confirmado pelo site da SFP de Londres, a produtora original do musical.

O produtor teatral Vinicius Munhoz, da VME, que queria produzir Harry Potter e a Criança Amaldiçoada no Brasil: produção foi cancelada © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

Audições e escolha do elenco

A peça chegou a fazer audições em São Paulo no Colégio Rio Branco, em Higienópolis, com inscrições de milhares de atores, incluindo aí estrelas e astros dos musicais no Brasil. Os testes foram acompanhados por nomes internacionais, como Conner Wilson, que dirige a montagem na Broadway e também trabalhou na versão japonesa. Ele chegou a elogiar os atores brasileiros em vídeo publicado na época pela página da atração, na qual disse que nossos atores “têm muita paixão e determinação” e dise que a produção brasileira teria “muita alma”.

De acordo com a Folha, o elenco brasileiro já havia sido escolhido e recebeu nesta semana e-mail da produtora de Vinicius Munhoz avisando do cancelamento. Segundo a Folha, Hugo Bonemer faria Harry Potter. O ator informou nas redes sociais que soube tanto da escalação quanto do cancelamento pela imprensa. Também estariam no elenco nomes como Adriana Lessa e Arthur Berges, respectivamente como Hermione e Rony.

Harry Potter e a Criança Amaldiçoada é cancelado no Brasil © Matthew Murphy Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Patrocinadores disseram não

Em outubro de 2024, segundo a Folha, “a melhor chance de patrocínio desmoronou com a recusa de Visa e do Banco do Brasil em colaborar com o projeto da VME”. Mesmo assim, a VME manteve o projeto na praça e seu anúncio à imprensa.

Em fevereiro, a SFP retirou do site oficial do espetáculo a cidade de São Paulo e o site mantido pela VME também foi retirado do ar, o que originou diversos comentários nos bastidores teatrais de que a produção seria cancelada.

Harry Potter e a Criança Amaldiçoada vendeu mais de 11 milhões de ingressos no mundo desde sua estreia, em 2016, com produções em Londres, Nova York, Tóquio e Hamburgo. A autora de Harry Potter, a escritora J.K. Rowling, ganhou mais de US$ 10 milhões com a peça somente após a pandemia, segundo a Folha.

Harry Potter e a Criança Amaldiçoada é cancelado no Brasil © Matthew Murphy Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Magia dos livros e cinema fez sucesso no teatro mundial

“Harry Potter and the Cursed Child”, nome original da peça, estreou em Londres em 2016 e é considerada a oitava história do bruxo criada pela escritora britânica JK Rowling.

Escrita por Jack Thorne, a peça é uma extensão mágica da história que cativou gerações nos livros e no cinema. Seu roteiro explora os desafios de uma nova geração de bruxos em um épico confronto que mistura o passado e o futuro, com efeitos ilusionistas e mágicos. No comunicado quando a peça foi anunciada no Brasil para 2025, o produtor Vinícius Munhoz declarou o seguinte:

“Trazer Harry Potter e a Criança Amaldiçoada para o Brasil é um marco não apenas para o teatro, mas para o entretenimento como um todo no país. O Brasil é o terceiro maior mercado global da franquia, e os fãs daqui construíram uma conexão única com esse universo mágico que transcende gerações. De livros a jogos e filmes, Harry Potter é um verdadeiro fenômeno cultural ”, afirmou Vinícius Munhoz, CEO da VME. “Nosso objetivo é proporcionar uma experiência que vá além do palco, conectando o público com a magia que conhecia antes das telas do cinema, dos jogos e dos livros”, disse em dezembro Vinícius Munhoz.

A expectativa da VME era de captar R$ 10 milhões via Lei Rouanet e que Harry Potter e a Criança Amaldiçoada estreasse neste ano, em São Paulo, no Teatro Renault, e ficasse dois anos em cartaz, de terça-feira a domingo. O que não deu certo.

A magia de Harry Potter e sua turma não vai mais acontecer nos palcos brasileiros. Pelo menos, por enquanto. 

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *