Festival de Curitiba conta com Renata Sorrah que estrela a peça Ao Vivo: dentro da cabeça de alguém

A inesquecível atriz que deu vida à Nazaré Tedesco, Renata Sorrah, marca presença no Festival de Curitiba © Annelize Tozetto Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial ao Festival de Curitiba

A atriz Renata Sorrah está em cartaz no Festival de Curitiba com a peça Ao Vivo [dentro da cabeça de alguém], da Companhia Brasileira de Teatro, que esgotou seus ingressos em menos de 24 horas após a abertura da bilheteria, em fevereiro. Com mais de cinquenta anos de carreira, Renata continua a ser uma das artistas mais icônicas do Brasil, com uma trajetória marcada por grandes papéis no teatro e na televisão. Sua interpretação de Nazaré Tedesco, a vilã de “Senhora do Destino”, ainda reverbera na cultura popular, sendo constantemente resgatada em memes que bombam no seu celular.

“Eu sempre fiz escolhas bacanas, tanto no teatro quanto na TV. Tenho muito orgulho de mim mesma”, declarou Renata durante a coletiva de imprensa na Sala Ney Latorraca, no Hotel Mabu, na manhã desta quinta-feira (27). Entre suas escolhas marcantes está o papel de Heleninha Roitman, a filha alcoólatra de Odete Roitman em “Vale Tudo” (1998). A novela, que ganhará um remake em breve, está sendo adaptada para os tempos atuais, com temas e representações mais inclusivas.

Renata considera a atualização da trama necessária. “Na primeira versão, não havia protagonismo negro, e agora há. A questão LGBTQ+ também mudou bastante”, afirmou. Ela também elogiou a atriz Paolla Oliveira, que interpretará Heleninha no remake, destacando a qualidade do elenco da nova versão. “É uma história antiga com uma nova roupagem, feita com gente nova, trinta anos depois”, disse.

Durante a coletiva, Renata e o diretor Márcio Abreu relembraram a primeira vez em que se encontraram, em 1996, durante o Festival de Curitiba. Na ocasião, Abreu era um jovem aspirante a ator, responsável por buscar a atriz no aeroporto. “Passei muito mal da van”, riu Renata, lembrando do momento. Hoje, juntos na direção da Companhia Brasileira de Teatro, eles celebram mais de uma década de parceria.

Acompanhe Miguel Arcanjo no Festival de Curitiba!

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *