Festival de Curitiba tem mostra imersiva Plastic Doll de Ana Carneiro com visão crítica ao patriarcado

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial ao Festival de Curitiba
A diretora e dramaturga Ana Carneiro retorna ao Brasil após 25 anos no exterior para apresentar no Festival de Curitiba sua mostra imersiva Plastic Doll. A produção, que será encenada de 27 de março a 2 de abril na Casa Quatro Ventos, reinterpreta um texto seu de 2013, originalmente escrito na Itália. Reformulado com um enfoque de justiça social e inclusão, o espetáculo oferece ao público uma experiência intensa sobre gênero e violência doméstica, ao explorar a imagem da boneca Barbie como símbolo dos abusos da cultura ocidental e do sistema patriarcal.
A Casa Quatro Ventos, redecorada especialmente para a exibição, foi transformada em uma casa de bonecas, predominantemente cor-de-rosa, mas longe de ser perfeita. O ambiente desafia os espectadores a confrontar questões profundas sobre o papel da mulher na sociedade e os impactos do patriarcado. Durante a visitação, os participantes se deparam com a violência disfarçada por uma aparência doce, sendo convidados a refletir sobre a realidade invisível por trás da estética de perfeição.
Ana Carneiro, emocionada ao ver o espaço pronto, compartilhou sua sensação de “voltar para casa”. Ela destacou a diferença das questões feministas latino-americanas em relação ao contexto de filmes como Barbie, sucesso de Hollywood em 2023. A diretora, em parceria com a argentina Laura Fernández, professora da Universidad Nacional de las Artes, traz à tona uma proposta inovadora que, além de refletir sobre a opressão de gênero, também resgata a importância do trabalho coletivo e diverso, com uma equipe majoritariamente composta por mulheres, pessoas trans e não-binárias.
A mostra foi viabilizada com o apoio financeiro da Universidade de Indiana, por meio da ONG Babel Theater Project, e oferece oficinas formativas com inscrições prévias, destacando a educação como um pilar essencial da programação.
Serviço:
Mostra Plastic Doll
Local: Casa Quatro Ventos – Rua da Paz, 51, Centro, Curitiba
Data: 27/03 a 05/04/2025
Programação gratuita (oficinas com inscrição prévia)
Mais informações: https://festivaldecuritiba.com.br/atracao/buscar/plastic-doll
Acompanhe Miguel Arcanjo no Festival de Curitiba!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.