Festival de Curitiba recebe o espetáculo A Última Ceia do Grupo MEXA

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial ao Festival de Curitiba
O Grupo MEXA apresenta, no 33º Festival de Curitiba, o espetáculo A Última Ceia, que promete explorar temas como morte, ressurreição e despedida. Com estreia marcada para maio de 2024 no Kunstenfestivaldesart, em Bruxelas, a peça já passou por Basel, Berlim, Brunsvique e São Paulo, e agora chega à cidade com apresentações nos dias 31 de março e 1º de abril, no Teatro José Maria Santos, dentro da Mostra Lucia Camargo. Os ingressos estão à venda na bilheteira do Shopping Mueller e pelo site do evento.
Inspirada no famoso quadro de Leonardo Da Vinci e no evento bíblico, A Última Ceia propõe uma reflexão sobre como criar uma imagem final que persista, mesmo com o desaparecimento do grupo representado. A trama se desenvolve como uma “peça-jantar”, onde um grupo de pessoas se reúne para sua última refeição, enquanto exploram, a partir de suas vivências pessoais, questões sobre a finitude e a continuidade.
Dirigida e escrita por João Turchi, a montagem é dividida em duas partes: na primeira, as atrizes compartilham suas relações com a obra de Da Vinci e suas próprias histórias de vida, enquanto o grupo vai se desfazendo. O cenário, em constante mudança, reflete essa transformação, com brigas e saídas de cena que culminam no desmonte do ambiente. A segunda parte traz surpresas e momentos inusitados, como o prato servido no jantar, que remete a uma tradição maranhense de homenagear os mortos com sua refeição favorita.
Turchi destaca que o grupo se inspira em situações vividas durante os ensaios, e um exemplo disso é a cena em que as atrizes disputam para interpretar Judas – decisão que fica a cargo do público.
O espetáculo, que mistura elementos de ficção e realidade, é uma das atrações mais aguardadas do Festival, onde o MEXA, conhecido por seu trabalho inovador, promete mais uma experiência marcante.
A Mostra Lucia Camargo no Festival de Curitiba é apresentada por Petrobras, Sanepar – Governo do Estado do Paraná, Prefeitura de Curitiba e CAIXA Cultural, com patrocínio de Copel – Pura Energia, ClearCorrect – Neodent, Viaje Paraná – Governo do Estado do Paraná, CNH Capital – New Holland e EBANX, e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil União e Reconstrução.
Ficha técnica
Criação: MEXA
Direção e dramaturgia: João Turchi
Performance e co-criação: Aivan, Alê Tradução, Dourado, Patrícia Borges, Suzy Muniz e Tatiane Arcanjo
Vídeo performer, criação de vídeo e direção técnica: Laysa Elias
Assistência de direção e de movimento e performance: Lucas Heymanns
Trilha sonora, sound design e performance: Podeserdesligado
Luz e performance: Iara Izidoro
Produção executiva: Francesca Tedeschi
Produção e direção de arte: Lu Mugayar
Figurino: Anuro Anuro e Cacau Francisco
Cenário: Vão
Direção vocal: Dourado
Integraram parte do processo criativo: Anita Silvia, Daniela Pinheiro e Gustavo Colombini Colaboração dramatúrgica: Olivia Ardui
Pesquisa e consultoria artística: Guilherme Giufrida
Produção: MEXA
Coprodução: Kunstenfestivaldesarts, Casa do Povo, Kampnagel – Internationales Zentrum für Schönere Künste
Agradecimentos especiais: Esponja, Ana Druwe, Benjamin Seroussi, Marcela Amaral, Felipe Martinez
@ogrupomexa @joaoturchi @aivan.ofical @_casadopovo @cacaufrancisco @podeserdesligado @sereiadepau @douradomemo @tatianedell @lucasheymanns @lumugayar @suzy.muniz @patricia.borges.96742277 @laysaelias @[email protected]
Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do Festival de Curitiba www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_curitiba.
Serviço:
A Última Ceia
31 de março e 1º de abril
Teatro José Maria Santos
Gênero: Contemporâneo
Classificação: livre (no segundo ato, há distribuição de bebida para a plateia)
Origem: São Paulo (SP)
Duração: 90 minutos (sem intervalo)
33º Festival de Curitiba
Data: De 24/3 a 6/4 de 2025
Valores: Os ingressos vão de R$00 até R$85 (mais taxas administrativas).
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no Shopping Mueller (Segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 14h às 20h).
Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo.
Confira também descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clubes de desconto e associações.
Acompanhe Miguel Arcanjo no Festival de Curitiba!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.