Rei Lear é sucesso no Festival de Curitiba após brilhar em São Paulo e nas premiações

Cia Extemporânea com Rei Lear vence o Prêmio Arcanjo 2024 © Annelize Tozetto Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial ao Festival de Curitiba

As drags shakespearianas são sucesso na 33ª edição do Festival de Curitiba. A Cia Extemporânea transformou uma obra-prima de Shakespeare em um espetáculo de cores vibrantes e emoções intensas. Com “Rei Lear”, peça vencedora em Especial no Prêmio Arcanjo e Melhor Ator para Alexia Twister no Prêmio Shell, a companhia não apenas homenageia o universo drag, mas também subverte as expectativas que cercam a tragédia mais célebre do dramaturgo inglês.

A diretora Ines Bushatsky, que desde 2017 sonha com essa fusão de universos, apresenta Lear como uma “mama drag”, cercada por filhas que disputam o trono em uma batalha pelo poder. A estética drag, com figurinos exuberantes de Salomé Abdala e visagismo de Malonna e Polly, não é meramente decorativa; ela permeia cada cena, cada conflito, desafiando as normas tradicionais de gênero e abrindo espaço para uma nova leitura da tragédia.

A peça, que já conquistou prêmios como o Shell de melhor ator para a vibrante Alexia Twister, esgotou os ingressos em suas primeiras apresentações, um testemunho da sua recepção calorosa. Bushatsky ressalta que o sucesso se deve à adaptação ousada do texto feita por João Mostazo, que trouxe uma linguagem aberta, mantendo a essência poética de Shakespeare. Ao mesmo tempo, essa adaptação permite que as nuances trágicas se entrelacem com a irreverência característica da arte drag.

Mostazo aponta que a drag, com sua capacidade de explorar a complexidade emocional, revela uma faceta trágica que muitos não perceberiam à primeira vista. “Shakespeare é mais drag do que se imagina”, observa, sugerindo que a essência da tragédia reside na dissolução de fronteiras e na exploração das emoções humanas em sua forma mais crua.

Com apresentações marcadas para os dias 31 de março e 1º de abril no Teatro Guairinha, “Rei Lear” promete não apenas entreter, mas também provocar reflexões profundas sobre poder, identidade e a condição humana, em um espetáculo onde o trágico e o cômico dançam em perfeita harmonia.

Rei Lear

Ficha Técnica:

Direção: Ines Bushatsky
Texto Adaptado e Assistência de Direção: João Mostazo
Elenco: Alexia Twister, Antonia Pethit, DaCota Monteiro, Ginger Moon, Lilith Prexeva, Maldita Hammer, Mercedez Vulcão, Thelores, Xaniqua Laquisha
Cenário: Fernando Passetti
Luz: Aline Santini
Figurino: Salomé Abdala
Visagismo: Malonna e Polly
Assistente de Perucaria: Yuri Tedesco
Trilha Sonora e Operação de Som: Gabriel Edé
Microfonista : Viviane Barbosa
Preparação Vocal: Felipe Venâncio
Operação de Luz: Caue Gouveia
Contrarregragem: Felipe Venâncio, Matias Ivan Arce
Costureiras: Caio Katchborian, Nana Simões, Salomé Abdala
Sapatos: Porto Free Calçados
Bordados: Alesha Bruke, Salomé Abdala
Fotos: Matheus José Maria, Suka, Tetembua Dandara
Arte Gráfica: Lidia Ganhito
Assistente de Produção: Iolanda Sinatra
Direção de Produção: Tetembua Dandara

Rei Lear

Mostra Lucia Camargo – Festival de Curitiba

Local: Guairinha – Auditório Salvador de Ferrante (R. 15 de Novembro, 971) Data: 31/03 e 01/04 às 20h30
Duração: 120’
Classificação: 14 anos.

Valores:  R$85 (inteira + mais taxas administrativas).

Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no Shopping Mueller (Segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 14h às 20h).

Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo.
Confira também descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clubes de desconto e associações.

Acompanhe Miguel Arcanjo no Festival de Curitiba!

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *