Viúvo de Ney Latorraca recebe homenagem ao marido no Festival de Curitiba

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial ao Festival de Curitiba
O ator e comediante brasileiro Ney Latorraca, falecido em 2024, recebeu no último sábado no 33º Festival de Curitiba uma emocionante homenagem com a criação da “Sala de Imprensa Ney Latorraca” no Hotel Mabu. A iniciativa destacou a importância do artista no cenário teatral brasileiro, com uma galeria de fotos de seus grandes momentos no palco. A decoração foi assinada pela arquiteta Jordana Fraga, e a placa, entregue por Fabíula Passini, diretora do Festival, destacava sua genialidade e legado no teatro.
A homenagem foi acompanhada por Edi Botelho, escritor e esposo de Ney desde 1995. Emocionado, Botelho falou sobre a parceria de vida e de teatro com Ney, lembrando que ele adorava esse tipo de reconhecimento. “Ele estaria vendo tudo isso, de onde quer que esteja, e muito feliz”, afirmou.

O evento foi marcado também por relatos divertidos sobre a personalidade excêntrica e irreverente de Ney Latorraca. Botelho contou que o ator gostava de chegar cedo aos eventos para “pegar os fotógrafos descansados” e adorava interagir com o público, criando códigos para ser aplaudido. Ele também relembrou duas participações inesquecíveis do casal no Festival de Curitiba, em 1995, com a montagem de Don Juan, e em 2004, com Entredentes.
O crítico de teatro Gilberto Bartolo, presente na cerimônia, comentou sobre o humor único de Ney, destacando sua atuação em Hair nos anos 1970. A homenagem coincidiu com o aniversário de Curitiba, cidade que recentemente adotou as capivaras como símbolo não oficial. Botelho ainda relembrou a relação de Ney com esses animais, lembrando que o ator sempre os defendia, indignado com quem os maltratava.
A cerimônia foi uma verdadeira celebração do legado de Ney Latorraca, cujo amor pelo teatro e pela vida nunca será esquecido.
Acompanhe Miguel Arcanjo no Festival de Curitiba!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.