Elefanteatro traz magia ao Festival de Curitiba

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial ao Festival de Curitiba
Até mesmo a criançada tem uma programação especial para elas, dentro do Guritiba, e uma delas é o Elefanteatro, um grandioso teatro de bonecos criado pela companhia Pigmalião Escultura que Mexe, que se apresentará nos dias 5 e 6 de abril. Integrando a programação do 33º Festival de Curitiba e do Programa Guritiba, a peça será apresentada gratuitamente no Passeio Público e no Teatro da Vila, ambas às 16h, com duração de 60 minutos. A entrada é livre para todas as idades, sendo recomendada para crianças a partir de dois anos.
O espetáculo traz a história de um elefante gigante, sagrado e místico, que caminha pelas ruas carregando memórias profundas. Embora pareça estar sozinho, dentro de si, o elefante guarda um universo repleto de vida e histórias. A trama aborda temas como migração, refúgio e pertencimento, convidando o público a refletir sobre a fragilidade da condição humana. A peça questiona o conceito de abrigo, provocando a reflexão de que “quem precisa de abrigo é sempre o outro, até sermos nós mesmos”.
A atriz Liz Schrickte Alves, que integra o elenco, destaca a importância de participar de um evento cultural de grande porte como o Festival de Curitiba. “Estamos muito felizes em fazer parte deste festival tão significativo”, afirma. Ela também compartilha a origem da obra, idealizada por Eduardo Felix, que assina a direção e dramaturgia. Felix teve a ideia de criar o Elefanteatro enquanto trabalhava na construção de um elefante para uma peça de formação de uma escola de teatro de Belo Horizonte, sob direção de Rita Clemente. Durante o processo de escultura, ele imaginou: “E se houvesse um teatro dentro de um elefante?” Assim surgiu o conceito de um animal cênico andante, acompanhando músicos e manipuladores em seu cortejo mágico.
Elefanteatro
Guritiba – Festival de Curitiba
5 de abril às 16h no Passeio Público
6 de abril às 16h no Teatro da Vila
Entrada gratuita
Gênero: Teatro de Bonecos
Classificação: Livre
Recomendado a partir de 2 anos
Origem: Belo Horizonte (MG)
Duração: 60 minutos
Acompanhe Miguel Arcanjo no Festival de Curitiba!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.