Festival de Curitiba recebe espetáculo de dança Encantado de Lia Rodrigues

Premiado no Brasil e com temporada em Paris, espetáculo de dança de Lia Rodrigues chega ao Festival de Curitiba © Divulgação Festival de Curitiba Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial ao Festival de Curitiba

O espetáculo Encantado, da coreógrafa Lia Rodrigues, chega ao Festival de Curitiba, após estrear no Festival d’Automne de Paris, realizar temporada em dois teatros na capital francesa e conquistar o Prêmio APCA de Dança de 2022, . As apresentações acontecem nos dias 01 e 02 de abril, às 20h30, no Teatro Guaíra, dentro da Mostra Lucia Camargo.

Lia Rodrigues, à frente de uma das companhias de dança mais prestigiadas internacionalmente, também é reconhecida por sua atuação social na favela da Maré, no Rio de Janeiro, onde desenvolve um trabalho cultural há mais de 20 anos, com uma escola de dança e um centro de artes. Seu compromisso com a arte e a comunidade rendeu-lhe distinções como a medalha de Chevalier des Arts et Lettres, concedida pelo governo francês.

Encantado reúne 11 dançarinos e cerca de 140 cobertores estampados, adquiridos no Mercadão de Madureira, para representar seres “encantados” que habitam a natureza e o imaginário coletivo. “Esses encantados estão entre o céu e a terra, muito próximos de nós e ao mesmo tempo do universo”, define a coreógrafa.

A peça foi criada durante a pandemia de Covid-19 e reflete os desafios vividos no período, com a coreografia dividida em três fases que simbolizam o isolamento, a reaproximação e, finalmente, a união dos corpos. A trilha sonora, composta por Alexandre Seabra, mistura sons do povo guarani mbya, registrados durante a Marcha dos Povos Indígenas em 2021.

Embora Encantado seja considerada uma obra mais suave em relação a suas criações anteriores, como Para que o Céu não Caia (2016) e Fúria (2018), a coreógrafa afirma que a alegria é uma forma de resistência e esperança. Em um país desigual e racista como o Brasil, a dança se torna uma poderosa ferramenta de luta, através da expressão e da emoção no palco.

Acompanhe Miguel Arcanjo no Festival de Curitiba!

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *