Festival de Curitiba tem palhaço que anuncia o fim do mundo em Laborioso Contato

Laborioso Contato tem palhaço que anuncia o fim do mundo no Festival de Curitiba © Annelize Tozetto Festival de Curitiba Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial ao Festival de Curitiba

Por TIAGO LIRA
Especial para o Blog do Arcanjo

No espetáculo Laborioso Contato, destaque do Fringe no 33º Festival de Curitiba, um extraterrestre pousa na Terra para julgar a humanidade e decretar seu fim com base em suas avaliações sobre nossas ações. A Terra, enfrenta os quatro cavaleiros do apocalipse: a fome, a guerra, a poluição e a morte. O palhaço assume o papel central nessa batalha, trazendo uma mistura de humor e crítica social.

A narrativa se desenvolve de forma lúdica e interativa. Enquanto o palhaço conduz a história, as crianças se agitam e querem subir ao palco para brincar com um cavalo de madeira e pano, enquanto seus pais permanecem sentados, absorvendo as mensagens provocativas do espetáculo. A peça é atravessada por músicas que abordam diferentes formas de destruição: social, familiar e estrutural.

A interação com a plateia é um dos pontos altos do espetáculo. O palhaço apresenta cada um dos quatro cavaleiros, escolhe pessoas da audiência para participar e estimula uma torcida para cada um deles. A plateia responde com palmas sincronizadas, como se já soubesse o momento exato de aplaudir.

O vidente surge trazendo uma nova perspectiva sobre o destino da humanidade. Em um momento simbólico e impactante, o palhaço faz uma bomba girar entre os espectadores, questionando os sinais de guerra e a realidade das pessoas em situação de rua. A crítica social permeia toda a narrativa, relembrando casos de violência e negligência.

Ao final, a mensagem é clara: “Esse mundo tem chance, basta buscarem conhecimento”, diz um dos personagens. Entre risos e olhares sérios, a plateia percebe que, por trás da pintura e dos trejeitos do palhaço, há uma história sobre o fim do mundo. Mas, afinal, estamos preparados para esse desfecho?

Laborioso Contato

Ficha Técnica: Direção, Dramaturgia e Construção: Chico Henrique; Produção e Técnica: Janaíle Soares; Direção Musical, Composições, Instrumentos, Gravação de Música: Lucas Ribeiro; Violão e Composições: Laelton Ribeiro.

Acompanhe Miguel Arcanjo no Festival de Curitiba e no Instagram!

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *