Festival de Curitiba aposta em formação teatral e intercâmbio cultural com ações formativas

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial ao Festival de Curitiba
O 33° Festival de Curitiba não só apresenta peças de teatro de todo o Brasil, mas também oferece uma série de atividades formativas que ensinam desde a atuação até a produção de espetáculos. Em espaços como a Garalhufa Escola de Atuação e a Síncope Casa de Cultura, o público tem a oportunidade de participar de oficinas, bate-papos e até shows, aproveitando a diversidade cultural e as trocas entre artistas locais e de outras regiões.
Esses espaços independentes destacam-se por valorizar o talento local enquanto abrem portas para programações externas. O Síncope Casa de Cultura, dirigida por Júlia Dassi e Vick Napoli, também se dedica a fomentar o trabalho dos artistas locais. “Nosso objetivo é trazer atrações que fortaleçam os profissionais da casa, além de proporcionar formação e atualização para novos talentos”, destacou Júlia. A programação da casa inclui oficinas como “Laboratório Bife Seco: Cenário, Figurino e Narrativas Visuais”, e “Laboratório de Expressão Corporal Através do Método Corpo Emocional”, ambas voltadas para quem busca aprofundar suas práticas teatrais.
A programação também envolve atrações de diferentes partes do Paraná, abordando as diferenças de se fazer teatro na capital e no interior. Mariana Venâncio, fundadora da Garalhufa, compartilha que o projeto começou online enquanto ela morava em Maringá, e desde então se consolidou em Curitiba. “Vamos ter um bate-papo no domingo sobre as colisões que acontecem quando tentamos fazer teatro na capital”, destaca.
Com atividades que vão até o dia 6 de abril, a Garalhufa oferece atrações gratuitas, como o “Bate-papo sobre Teatro na Capital vs no Interior”, e peças como Quase Tudo Sobre Amor.
Ambos os espaços mantêm suas atividades culturais durante o ano todo, oferecendo aulas de dança e teatro. Apesar da falta de incentivo público, os dois projetos têm atraído centenas de pessoas semanalmente, reforçando a importância do teatro independente em Curitiba.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.