Festival de Curitiba propõe autoaceitação com peça Carta ao Meu Corpo

Cartas ao Meu Corpo promove a autoaceitação no Festival de Curitiba © Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial ao Festival de Curitiba

Por TIAGO LIRA
Especial para o Blog do Arcanjo

A céu aberto, sob a luz do dia, “Carta ao Meu Corpo” convida o público a uma experiência sensorial e reflexiva sobre a relação com o próprio corpo. O espetáculo, que é destaque do Fringe no 33º Festival de Curitiba, supera as barreiras do palco tradicional e se torna um manifesto vivo sobre liberdade, amor-próprio e quebra de padrões.

Com sensibilidade e música, a peça convida à celebração da autenticidade, reforçando a importância de nos reconhecermos e acolhermos em nossa própria pele. “Meu corpo, minhas regras” é a mensagem central que ecoa entre os espectadores, que se reúnem na grama, nas escadas e nos espaços ao redor, compartilhando um momento de conexão profunda e coletiva. Entre palmas e um simbólico brinde à autoaceitação, o público ovaciona a coragem de se olhar com amor e empatia.

A dramaturgia de “Carta ao Meu Corpo” se aventura por temas muitas vezes evitados, trazendo críticas sociais às cobranças estéticas que nos impomos e à pressão para alcançar um padrão inalcançável. De forma delicada e poderosa, o espetáculo explora a complexidade da relação com o próprio corpo, abordando não apenas o julgamento externo, mas também o olhar crítico que muitas vezes dirigimos a nós mesmos.

A atriz Rafaela Jacon Dutra traduz essa essência ao afirmar: “Acredito que a arte abre horizontes, faz a gente enxergar novos mundos, novos caminhos, novas possibilidades. Possibilidade de se ver”. E é justamente essa possibilidade que “Carta ao Meu Corpo” oferece: um convite para uma conversa madura e sincera consigo mesmo.

O espelho, elemento simbólico tão presente na nossa relação com a autoimagem, se torna uma janela para o autoconhecimento. A peça questiona: nossa autoestima depende do reflexo que vemos ou da percepção interna de quem somos? Ao abordar a auto aceitação sem idealizações.

“O mundo quer colocar a gente em caixinhas, para sermos todos iguais. Acredito que, se confiarmos na nossa individualidade, seremos capazes de conquistar novos horizontes e espaços”, complementa Rafaela.

Uma experiência que toca a alma e convida cada um a se abraçar como é, sem medo, sem culpa, sem repressões. Porque o amor mais essencial é aquele que sentimos por nós mesmos.

Carta ao meu corpo

Elenco e Maquiagem: Danielle Marques, Gabriela Severini / Direção e Elenco: Rafaela Jacon Dutra / Produção: Andressa Rodrigues e Dani Silva / Sonoplastia: Carine Michelucci

Acompanhe Miguel Arcanjo no Festival de Curitiba e no Instagram!

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *