In on It repete parceria de 15 anos atrás de Emílio de Mello e Fernando Eiras no Festival de Curitiba

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial ao Festival de Curitiba
Após 15 anos de sua estreia, a peça In on It retorna ao Festival de Curitiba com os atores Emílio de Mello e Fernando Eiras reprisando seus papéis. A dupla, que desenvolveu uma química única ao longo dos anos, compartilhou experiências e histórias em conversa com jornalistas na Sala Ney Latorraca no Hotel Mabu, em Curitiba.

Fernando Eiras brincou sobre o filho de Emílio, Valentim, que engatinhava pelo palco durante os ensaios da peça em 2009 e agora assiste ao espetáculo com amigos. Emílio de Mello destacou a importância da convivência e do entrosamento para o sucesso da peça, que requer uma sintonia única entre os atores.

A dupla também compartilhou histórias sobre os ensaios em quartos de hotel e a dramaturgia do canadense Daniel MacIvor, que exige um cenário despojado e uma química intensa entre os atores.
Com uma carreira de sucesso e uma amizade duradoura, Emílio de Mello e Fernando Eiras se comovem com a volta de “In on It” no Festival de Curitiba. A peça estreou sob fortes aplausos nesta quinta, 2, no Teatro da Reitoria, onde repete apresentação nesta quinta, 3, às 20h30.

Quase curitibano
Com a convivência, os dois parecem ter adquirido no palco – e fora dele – um entendimento irreproduzível. “Não dá pra chamar um outro ator pra fazer esse espetáculo. Por melhor que ele seja, não tem a história que a gente tem”, analisou Emílio. “A peça existe pelo jogo. É preciso ter essa sintonia. Foram muitos jantares, muitas horas de ensaio, muitos cafés pra gente chegar aqui.”
Fernando Eiras continuou, numa pegada muito mais mística, como parece ser o seu estilo: “Eu encontrei alguém que transita na mesma esfera de consciência que eu. Um anjo em cena, que me aceita com meus erros. Como Deus me fez, por linhas tortas”, disse, antes de cometer um inconfidência. “E o Emílio encontrou o amor da vida dele aqui em Curitiba”.
Casado com a atriz Daniele do Rosário, Emílio de Mello costuma visitar a capital paranaense pelo menos duas vezes por ano. Na atual estadia, chegou à cidade ainda antes do início do Festival para preparar o terreno, como produtor, para a apresentação de “Os Mambembes”, na abertura. “Estou gostando muito mais de Curitiba dessa vez. As pessoas parecem mais felizes, mais bonitas. O Festival deixa a cidade mais pulsante, sinto um certo entusiasmo por estar aqui.”
Acompanhe Miguel Arcanjo no Festival de Curitiba e no Instagram!
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.