Cineguá tem cinema ao ar livre em Paranaguá e na Ilha do Mel no Paraná

Cinenaguá 2025 ocorre de 11 a 20 de abril – Foto: Rafael Damasceno Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Imagine que delícia ver filmes clássicos do cinema internacional e brasileiro ao ar livre em uma das cidades mais charmosas do Paraná. Neste e no próximo fim de semana, as praias e estações históricas de Paranaguá, no litoral paranaense, se transformarão em verdadeiros templos da sétima arte com a segunda edição do Cinenaguá – Festival de Cinema de Paranaguá. Entre os dias 11 e 20 de abril, o evento trará uma seleção de clássicos do cinema mundial e estreias nacionais, permitindo que a população e os visitantes desfrutem de grandes histórias em telões ao ar livre.

As exibições serão realizadas em locais icônicos como a Estação Ferroviária de Paranaguá e a Praia do Trapiche, na Ilha do Mel, onde telões de mais de 400 polegadas proporcionarão uma experiência cinematográfica única. “O festival é uma oportunidade para os moradores vivenciarem a magia do cinema em seu próprio ‘quintal'”, afirma Antônio Gonçalves Jr., um dos organizadores do evento.

O público poderá reviver obras-primas como “Nosferatu – O Vampiro” e “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”, além de animações inesquecíveis como “O Rei Leão”. Também estão na programação estreias brasileiras, como “Oeste Outra Vez”, estrelado por Babu Santana, e “Virginia e Adelaide”, de Yasmin Thainá e Jorge Furtado. Clássicos contemporâneos como “Durval Discos” e “Para Minha Amada Morta” também fazem parte do line-up.

Cineguá exibe clássicos do cinema na Ilha do Mel – Foto: Felipe Almeida TipMidia Blog do Arcanjo 2025

O festival não se limita apenas às exibições, promovendo ainda conversas com importantes figuras do cinema. Na abertura, o ator Sérgio Marone irá participar de um bate-papo, e Fernando Alves Pinto discutirá os dez anos de “Para Minha Amada Morta”. Além disso, o curta-metragem “Desabandonar: tudo que é sólido desmancha no tempo”, de Juan Roseno, abordará a arquitetura colonial parnanguara e seu estado de abandono.

Com uma programação diversificada e acessível, o Cinenaguá se reafirma como um dos principais eventos culturais do litoral paranaense, atraindo cinéfilos e curiosos para uma celebração da arte cinematográfica em meio à natureza exuberante.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *