Mostra de Cinema de Tiradentes vai à França e faz cinema brasileiro brilhar em Paris

Raquel Hallak, diretora da Universo Produção, na primeira Mostra de Cinema de Tiradentes em Paris, na França © Leo Lara Universo Produção Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A Mostra de Cinema de Tiradentes, um dos mais renomados eventos de cinema brasileiro contemporâneo, fez sua estreia em Paris, de 3 a 7 de abril, em parceria com o festival “Regards Satellites”. Essa edição especial apresentou a diversidade e a inovação do cinema brasileiro em quatro importantes espaços culturais da capital francesa, incluindo a Cinemateca Francesa.

Com quase 30 anos de história, a Mostra de Tiradentes destaca-se por sua capacidade de promover o diálogo entre cineastas, críticos e o público. Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral do evento, enfatiza a importância de levar a produção brasileira ao epicentro do cinema mundial: “É uma oportunidade única para mostrar a riqueza do nosso cinema, além de promover intercâmbios culturais.”

Quintino Vargas, Fernanda Hallak e Raquel Hallak, da Universo Produção, celebram a Mostra de Cinema de Tiradentes em Paris, na França © Leo Lara Universo Produção Divulgação Blog do Arcanjo 2025

O público parisiense viu 12 filmes que refletem a pluralidade da produção audiovisual do Brasil. O programa começou no Cinéma L’Ecran, com a exibição do curta “Fantasmas” e do longa “Estrada para Ythaca”. Nos dias seguintes, obras como “É Rocha e Rio, Negro Leo” e “A Vizinhança do Tigre” foram apresentadas, seguidas de debates com diretores e críticos, como Bia Rodovalho.

Equipe da Universo Produção na Mostra de Cinema de Tiradentes em Paris na França © Leo Lara Universo Produção Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Além das exibições, a programação incluiu uma conversa especial no dia 9 de abril, onde os curadores discutiram a relação entre crítica e curadoria no cinema contemporâneo. Para Francis Vogner dos Reis, coordenador curatorial, a Mostra não é apenas um espaço de exibição, mas um lugar de reflexão e experimentação.

Mostra de Cinema de Tiradentes em Paris na França: Torre Eiffel © Leo Lara Universo Produção Divulgação Blog do Arcanjo 2025

Este intercâmbio cultural não apenas destaca o cinema brasileiro, mas também reforça sua presença no cenário internacional, permitindo que as vozes e narrativas do Brasil sejam ouvidas em um dos maiores palcos do cinema global. Para mais informações, acesse www.mostratiradentes.com.br.

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *