Odete Roitman chega a Vale Tudo na pele de Debora Bloch

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Pode avisar que Odete Roitman está chegando. A vilã interpretada por Debora Bloch faz sua primeira aparição em ‘Vale Tudo’ no fim do capítulo deste sábado, 26, dia em que a TV Globo completa 60 anos. Sem avisar, a dona do Grupo Almeida Roitman manda suas malas para a casa de Celina (Malu Galli), mas avisa à irmã, por telefone, que não vai ficar hospedada lá. Do seu luxuoso apartamento em Paris, a empresária diz que vai viajar acompanhada e que ficará num hotel, de preferência, que não tenha turistas brasileiros circulando pelos corredores. ‘Quanto menos eu ouvir falar português, melhor”, declara.
“Odete é um retrato de uma classe que despreza o Brasil e, ao mesmo tempo, se beneficia dele, suga suas riquezas. Ela é muito interessante e, infelizmente, muito atual. Representa um pensamento conservador, preconceituoso, retrógrado ainda presente no mundo. É uma mulher que não sabe reconhecer, não entende o valor do nosso país. Estou fazendo uma Odete que represente essa personagem no Brasil de hoje”, comenta Debora Bloch.
A expectativa da chegada de Odete gera uma tensão na família e mexe profundamente com todos, especialmente, com Heleninha (Paolla Oliveira). Em cenas previstas para irem ao ar na segunda, 28, a artista plástica fica muito ansiosa, temendo as críticas que a mãe pode fazer a ela. Sem ninguém saber, compra uma garrafa de uísque, mas luta contra a vontade de beber e acaba jogando um copo cheio contra a parede, assustando sua tia Celina e Eugênio (Luis Salem), que correm para acudi-la. Mas eles não contavam que ela tinha mais uma garrafa de uísque escondida.
Quando Odete finalmente chega, Heleninha surge embriagada, deixando todos em choque, e confronta sua mãe, defendendo as escolhas de Celina, que são criticadas pela irmã. Em certo momento, Heleninha tropeça ao descer a escada da mansão e cai. Mas segue na discussão com Odete, acusando-a de não gostar dela e de ser responsável por seus problemas. A situação se intensifica até que Heleninha é levada para o quarto contra sua vontade, onde continua a expressar seu ressentimento em relação à mãe, que, por sua vez, acusa Celina de ter mentido sobre o estado da filha.
‘Vale Tudo’ é uma novela escrita por Manuela Dias, com colaboração de Aline Maia, Luciana Pessanha, Sérgio Marques, Claudia Gomes, Márcio Haiduck e Pedro Barros, baseada na obra de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères. A pesquisa é de Luciane Reis. A novela tem direção artística de Paulo Silvestrini, direção geral de Cristiano Marques e direção de Augusto Lana, Fábio Rodrigo, Isabella Teixeira, Matheus Senra e Thomaz Cividanes. A produção é de Luciana Monteiro, a produção executiva é de Lucas Zardo e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.