FITA – Festa Internacional de Teatro de Angra recebe inscrições de peças para sua 17ª edição

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Angra dos Reis, joia costa da Costa Verde fluminense, se prepara para respirar teatro intensamente entre os dias 22 de agosto e 7 de setembro de 2025. É quando a 17ª edição da Festa Internacional de Teatro de Angra (FITA) promete agitar o cenário cultural nacional, reafirmando sua posição como um dos mais importantes festivais de artes cênicas do país. Com um legado de mais de um milhão de espectadores desde sua criação, a FITA abre suas portas para a pluralidade de expressões teatrais, com inscrições para o edital 2025, com inscrições já disponíveis até o dia 31 de maio no site fita.art.br.
Ao longo de sua trajetória, a FITA se consolidou como um celeiro de encontros memoráveis, palco de grandes nomes do teatro brasileiro e internacional. Atores, diretores e grupos renomados deixaram sua marca na história do festival, que agora, reconhecido como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, convida novos artistas e produtores a escreverem os próximos capítulos dessa rica jornada. A oportunidade de integrar esta grande celebração teatral está aberta. Não perca o prazo!
A curadoria e direção da FITA prepararam um mosaico de categorias para receber as mais diversas propostas artísticas. Desde a expectativa das Estreias Nacionais, que ganharão ainda mais destaque nesta edição, até a consagração de montagens já aclamadas na Mostra de Sucessos, passando pela atmosfera intimista da Sessão Cult e o riso solto da Sessão Comédia. O público infantil terá seu espaço garantido com a Fitinha, enquanto a novidade Mambembe FITA abre alas para o teatro de rua, levando a arte para diferentes espaços da cidade, incluindo escolas e pequenos auditórios. A Sessão Internacional completa o panorama, trazendo olhares e narrativas de outros palcos do mundo.
Conheça as categorias da FITA 2025
ESTREIA NACIONAL – Espetáculos inéditos que queiram estrear nos palcos da FITA.
MOSTRA DE SUCESSOS – Grandes produções com carreira de sucesso de público, que serão apresentadas em uma das tendas da FITA com capacidade para 1.500 pessoas.
SESSÃO CULT – Espetáculos intimistas e/ou de pesquisa de linguagem que serão apresentados no Teatro Municipal de Angra dos Reis, com capacidade para 210 pessoas.
SESSÃO COMÉDIA – Espetáculos de montagem simples, com possibilidade de montagem rápida, que serão apresentados após o espetáculo principal, no mesmo palco da Mostra de Sucessos (tenda de 1.500 lugares).
FITINHA – Espetáculos infantis que poderão se apresentar em qualquer um dos palcos da FITA, de comum acordo entre as produções.
MAMBEMBE FITA – Espetáculos para três apresentações em ruas, praças, teatro ou escolas de todo município de Angra dos Reis durante o dia.
SESSÃO INTERNACIONAL – Espetáculos de outros países para apresentação em qualquer um dos palcos com legendas simultâneas.
Sobre a FITA
A Festa Internacional de Teatro de Angra entra em sua 17ª edição como um evento que já faz parte do calendário cultural brasileiro. Com um milhão de espectadores ao longo deste tempo, a FITA já chegou a receber mais de 100 mil pessoas em uma única edição, incluindo uma edição realizada de maneira híbrida, durante a pandemia.
Já passaram pelos palcos da FITA alguns dos maiores nomes do teatro brasileiro, como os atores Tarcísio Meira, Glória Menezes, Nicette Bruno, Paulo Goulart, Bibi Ferreira, Fernanda Torres, Marília Pêra, entre centenas de outros; diretores como Amir Haddad e Aderbal Freire-Filho; grupos como a Armazém Cia de Teatro e o Grupo Galpão; convidados internacionais como e dramaturgo Fernando Arrabal e a grande atriz portuguesa Maria do Céu Guerra.
Ao longo dos anos a FITA se consolidou como um dos mais importantes festivais de artes cênicas do Brasil. Foi reconhecido, inclusive, como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, através do Projeto de Lei 4172/2021.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.