Rapidinhas do Arcanjo: Papa Francisco, Miguel Falabella, Gregório Duvivier, Fábio Porchat, Coletivo Negro e mais!

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Riso frouxo
A peça “Agora É que São Elas”, com direção de Fábio Porchat, estreia sábado, 26 de abril, no Teatro das Artes, do Shopping Eldorado, em São Paulo. Júlia Rabello, Maria Clara Gueiros e Priscila Castello Branco interpretam 20 personagens em nove esquetes hilárias escritas por Porchat. Com diálogos rápidos e improvisação com o público, o espetáculo fica em cartaz sábados e domingos, 18h, até 27 de julho. Prepare-se para boas risadas!

Capitalismo em xeque
A peça “Vitaminas” estreia em 2 de maio no Auditório do Sesc Pinheiros, com direção de Rodolfo Amorim e Clayton Mariano. O elenco traz Ericka Leal, Fani Feldman, Igor Mo, Jessica Mancini, Jonathan Moreira, Lígia Fonseca e Victor Bittow. A montagem cruza quatro histórias na América dos anos 1980, e confronta o realismo americano com o conceito de Realismo Capitalista, numa crítica ao “American way of life” e ao neoliberalismo. Papo cabeça.

Adeus ao Papa
Na semana em que o mundo perdeu o Papa Francisco, a aclamada peça “Dois Papas”, com Celso Frateschi como Papa Francisco e Zécarlos Machado como Papa Bento XVI, entra em sua semana final no Sesc Santo Amaro, em São Paulo. As últimas apresentações do drama de Anthony McCarten, dirigido por Munir Kanaan, acontecem nesta sexta e sábado (20h) e domingo (18h), até 27 de abril. O elenco conta ainda com Carol Godoy e Eliana Guttman nesta montagem internacional que explora o encontro histórico entre dois líderes da Igreja Católica. Imperdível!
Clássico de volta
A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, de 6 a 11 de maio, o clássico “A Falecida” de Nelson Rodrigues. Protagonizada por Camila Morgado e idealizada por Sérgio Módena, a peça narra o sonho de luxo fúnebre de Zulmira, com Thelmo Fernandes e Stela Freitas no elenco. As sessões gratuitas acontecem de terça a domingo, às 19h, com distribuição de ingressos uma hora antes. Chegue cedo, que vai ter fila.
Marcas que doem
O Coletivo Negro faz últimas sessões da ótima peça “Pai contra Mãe ou Você Está me Ouvindo?” no Teatro Anchieta do Sesc Consolação, revisitando o conto de Machado de Assis sob a ótica das desigualdades raciais contemporâneas. Adaptada e dirigida por Jé Oliveira, a peça funde teatro, música e tecnologia, estabelecendo um diálogo entre a herança escravocrata e o racismo atual. A montagem, com Aysha Nascimento, Flávio Rodrigues e Raphael Garcia, além de músicos, fica em cartaz até 27 de abril. Corra, Lola, corra!
Retrospectiva
A partir de 30 de abril, acontece a “Mostra de Repertório Projeto CRIOULOS” no Teatro Arthur Azevedo, em São Paulo, com parte da trilogia “Antologia Tropikal”. Entram em cartaz “Vida Bandida” (30/4 a 4/5), musical sobre eugenização urbana, e “CRIOULOS” (14 a 18/5), tragicomédia sobre racismo e ancestralidade. As obras gratuitas unem teatro, dança, música e audiovisual, refletindo sobre exclusão e resistência negra. Anotou?
Revelações femininas
O projeto “Segundas de Solo”, no espaço ºAndar, em Santa Cecília, São Paulo, recebe em maio Ana Cristina Freitas, do Grupo Nômade, com o drama “Joana das Mulheres que Habitam em Mim”. Escrito, dirigido e estrelado por ela, o espetáculo inspirado em Joana D’Arc narra a jornada de uma mulher do campo em busca de direitos. Em cartaz de 5 a 26 de maio, segundas, às 20h. Vai, gente.
Falabella em Brasília
O talento multifacetado de Miguel Falabella aterrissa em Brasília com o clássico da Broadway Uma Coisa Engraçada Aconteceu a Caminho do Fórum, atualmente em cartaz em São Paulo. Com músicas de Stephen Sondheim, a peça promete gargalhadas e melodias contagiantes na Sala Planalto do Ulysses Centro de Convenções. A curtíssima temporada na capital federal acontece de 20 a 29 de junho. Vai dar jogo.

A língua de Duvivier
Depois de encantar plateias em Lisboa, Rio e Festival de Curitiba, Gregorio Duvivier traz a São Paulo seu solo O Céu da Língua. A comédia, dirigida por Luciana Paes, explora a presença sutil e poderosa da poesia no cotidiano. No palco do Teatro Sérgio Cardoso, de 1º de maio a 1º de junho, Duvivier promete usa seu charme para mostrar que poesia pode ser leve e divertida. Necessário.
Talento mineiro
O projeto Ocupa+ chega a Lagoa Santa, em Minas Gerais, com oficinas gratuitas para pessoas acima de 50 anos. Canto popular para bem-estar e empreendedorismo criativo para geração de renda são os focos. As atividades, entre maio e junho, visam estimular convívio e valorizar a cultura local. Moradores têm até 30 de abril para se inscrever e garantir uma das 20 vagas por oficina. Uma chance de aprender e socializar!
Lorenzato em foco
A arte singular de Amadeo Lorenzato (1900-1995) é celebrada na exposição “Lorenzato: Imaginação Criativa” no Palácio das Artes. Com 178 obras, a mostra gratuita, de 26 de abril a 31 de agosto, oferece um panorama da trajetória do pintor autodidata. Telas, cimentos e aquarelas revelam a visão única deste mestre mineiro, cada vez mais aclamado. Quem estiver por BH não pode perder.
Alma Brasileira
A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais apresenta o concerto “Homenagem aos Brasileiros” no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, em 29 e 30 de abril. Sob a batuta de Ligia Amadio, e com solistas como Hercules Gomes, o repertório celebra datas importantes com obras de Villa-Lobos, Guarnieri e Gnattali.Viva a música erudita.
Bate coração
O projeto Tambor na Praça está de volta, levando a força da percussão mineira para praças de BH, Contagem e Betim, em Minas, até junho. A abertura, em Contagem, com o Bloco Namastreta, marca o início de uma série de encontros musicais gratuitos com o Bloco Tambor Mineiro e convidados especiais como Moisés Navarro e Fran Januário. Sob a liderança de Maurício Tizumba, o projeto celebra a rica cultura percussiva local. Prepare o corpo para dançar!
Encontro marcado
O Grupo Somos, formado por jovens talentos periféricos, divide o palco do Viva Praça 7, em Belo Horizonte, com a trupe Sociedade do Riso neste sábado, 26 de abril, com apoio do Instituto Unimed-BH. A união da dança clássica, jazz e urbana com a leveza dos palhaços promete um espetáculo vibrante. A participação dos percussionistas do Arautos do Gueto e dos cantores Adrianna Moreira e Maurício Tizumba completa a festa. Uma manhã de arte e alegria no coração da cidade. E de graça.
Nazismo à espreita
O tocante monólogo “Anne Frank – A voz que se tem na memória”, com Poliana Carvalho, chega ao Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas neste domingo. Após emocionar plateias em diversas capitais, a peça, baseada no diário de Anne Frank, convida à reflexão sobre humanidade e resistência. Uma oportunidade única de vivenciar essa história atemporal com uma interpretação sensível.
Nova chance
Após sucesso no Festival de Curitiba, o espetáculo adulto “Querida Serpente” retorna à capital paranaense para curta temporada em maio no Teatro Enio Carvalho. Inspirado em “Histórias Íntimas” de Mary Del Priore, a peça da Alameda Cia Teatral mergulha nas contradições do desejo, explorando corpo, erotismo e intimidade com humor ácido. Não perca!
Viva a cultura
Atenção, baianos. O Teatro Vila Velha de Salvador promove o I Ciclo de Debates sobre Gestão Cultural em parceria com a UFBA, na Aliança Francesa Salvador. O projeto Fala Vila traz gestores de espaços e instituições culturais renomadas da Bahia para discutir o tema em seminários gratuitos nos dias 28, 29 e 30 de abril, às 19h. Uma oportunidade para profissionais e interessados trocarem experiências e saberes sobre o cenário cultural baiano. Ah, as inscrições por ordem de chegada. Não vá se atrasar.
Trauma passado
A inédita “Veneno”, premiada peça da dramaturga holandesa Lot Vekemans, estreia no Brasil, sob a direção de Eric Lenate, no Teatro Estúdio, em São Paulo. Estrelada por Cléo De Páris e Alexandre Galindo, a montagem propõe uma reflexão pungente sobre o luto, acompanhando o reencontro de um casal dez anos após a perda do filho. A temporada acontece de 28 de abril a 28 de maio, de segunda a quarta. Coloque na agenda.
Festival no centro
O Novo Anhangabaú em São Paulo se transforma em palco de diversas atrações gratuitas entre 28 de abril e 4 de maio. Ensaios abertos como o do grupo feminino Benzadeusa, aulas de dança e artes marciais agitam a semana. O ponto alto será a edição 2025 do Time Warp Brasil nos dias 2 e 3 de maio, com um line-up de estrelas da música eletrônica mundial. A Galeria Prestes Maia também recebe a Mostra CULTrua até maio, celebrando a arte urbana. O coração de São Paulo pulsa!
Crianças cariocas
O infantil ‘Da Janela’ retorna ao Rio, no Teatro Adolpho Bloch de 3 a 18 de maio, colocando a acessibilidade no centro da cena. Idealizado por Marco dos Anjos, o espetáculo narra a amizade entre três crianças que aprendem a lidar com suas diferenças. Recursos de inclusão são integrados à dramaturgia, com consultores e pessoas com deficiência na equipe, promovendo uma experiência teatral inclusiva para todos. Uma janela para a diversidade e a amizade.
Mulheres do cárcere
O impactante espetáculo teatral “Cavalos Pretos São Imensos”, de Bárbara Esmenia, chega a São Paulo com direção de Thais Dias. A peça oferece um retrato potente da realidade do encarceramento feminino no Brasil, utilizando a metáfora do “cavalo preto imenso” para explorar a força e a resistência dessas mulheres. Serão três apresentações gratuitas no Galpão do Folias, próximo ao metrô Santa Cecília, em São Paulo, nos dias 26, 27 e 28 de abril, às 20h. Uma obra essencial para reflexão e debate.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.