Cinzas de Phedra D. Córdoba serão lançadas na Satyrianas e no mar de Cuba
Por Miguel Arcanjo Prado
Fotos Bob Sousa e Andre Stefano
Parte das cinzas da atriz e diva cubana Phedra D. Córdoba, que morreu em 9 de abril deste ano, aos 77 anos, serão distribuídas em espetáculos do festival Satyrianas, que acontece entre 12 e 15 de novembro na praça Roosevelt, em São Paulo, sob coordenação geral de Gustavo Ferreira.
O evento é organizado pelo grupo Os Satyros, do qual a diva era integrante, e conta com 78 horas ininterruptas de arte, com ingresso a pague quanto puder.
O restante das cinzas de Phedra será lançado ao mar cubano do Malecón, em Havana, cidade natal da artista.
A informação foi dada nesta quinta (10) pelo ator Ivam Cabral, criador da Satyrianas e fundador do Satyros ao lado do diretor Rodolfo García Vázquez.
Saiba mais sobre a Satyrianas 2016
Cabral revelou que as cinzas de Phedra ficaram no armário de sua casa desde a morte da amiga, de quem cuidou até o fim.
“Nos últimos anos, fui uma espécie de pai da Phedra. Cuidava das coisas reais (e banais) da vida dela. Afinal, uma estrela não tem que se preocupar com aluguel, conta de luz e telefone. Fiz isso com o maior amor do mundo. Agora, nossa relação material se encerra. Minha menina voará pelo mar e pelos teatros”, afirmou, emocionado.
Cabral ainda adiantou em quais eventos da Satyrianas partes das cinzas de Phedra serão distribuídas.
São eles: “Pessoas Sublimes”, última peça em que ela atuou com seu grupo; “Cabaret Fucô”, nova montagem do Satyros; “Phedras por Phedra”, show que reviveu a vida da artista para angariar fundos para seu tratamento, dirigido por Robson Catalunha e Gero Camilo e com Cléo De Páris, Maria Casadevall e Paula Cohen no elenco; “Entrevista com Phedra”, peça inédita de Miguel Arcanjo Prado (autor deste blog) com direção de Juan Manuel Tellategui e os atores Livia La Gatto e Raphael Garcia, inspirada nos encontros do jornalista com a atriz; “Marquesa de Córdoba”, obra escrita por Alexandre Staut, amigo de Phedra, e “Strass Carajo!”, desfile com artistas performando com os figurinos deixados pela atriz.
O evento ainda terá a grande performance “Phedrices”, organizada pela atriz Julia Innocencio ([email protected]) com artistas que farão performances como a lendária diva e que ainda recebe inscrições de interessados em ser Phedra no meio da praça Roosevelt.
Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.