Rapidinhas: Teatro retoma sessões presenciais em São Paulo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Retomada
Após liberação do Governo de São Paulo, o teatro retoma sessões presenciais, com capacidade reduzida e distanciamento do público. Eduardo Martini volta com seu solo Simplesmente Clô no Teatro União Cultural, na rua Mário Amaral, 209, no Paraíso, neste fim de semana. Sábado e domingo, 18h, com ingressos pela Sympla. A atuação de Martini como o grande estilista e polêmico apresentador é simplesmente espetacular.

Retomada 2
Com o casal de atores Fernanda Couto e Kiko Vianello, o espetáculo Aviso Prévio, de Consuelo de Castro sob direção de Clara Carvalho, volta ao cartaz no Viga Espaço Cênico, com sessões presenciais dias 24 e 25 de abril, sábado e domingo, às 18h. Os ingressos são gratuitos e limitados devem ser retirados com 1 hora de antecedência na bilheteria do teatro, que fica na rua Capote Valente, 1323, no Sumaré.

No aguardo
Apesar da retomada pontual de algumas salas, a maioria dos teatros de São Paulo optou em permanecer fechada. Até porque a atual fase exige apenas 25% de ocupação das salas, o que torna a volta inviável economicamente para a maioria das salas. O Theatro Municipal, o Teatro Oficina, a Cia de Teatro Os Satyros e o Teatro Sérgio Cardoso são alguns dos teatros que optaram por não reabrir por enquanto. Casas de shows como o Tom Brasil e o Citibank Hall também continuam de portas fechadas, esperando fases mais flexíveis para poder viabilizar uma reabertura que consiga pagar as contas. Aguardemos.

Grande dia
Anote a data: 28 de abril, próxima quarta, às 19h, no canal Blog do Arcanjo no YouTube, acontece a segunda edição do Prêmio Arcanjo de Cultura. Perde não!

Volta por cima
Após comover todo mundo por ter precisado abandonar o prédio onde morava por não conseguir pagar o condomínio, a atriz Suely Franco estreia novo espetáculo no teatro digital. Ela e Eu – Vesperal com Chuva, baseado no conto de Lúcia Benedetti, traz uma senhora que repassa sua vida aos olhos do público. Ingressos já disponíveis na Sympla. Todo mundo tem de prestigiar!

Unidos venceremos
Tendo como mote este mundo no qual as pessoas não se escutam mais, Ivam Cabral e Thiago Mendonça estreiam Uma Peça para Salvar o Mundo nesta sexta (23), às 19h. A partir de propostas de uma máquina, espectadores são convidados a participar do espetáculo, criando situações dramáticas e atuando. A obra vai até 17 de maio, com sessões sextas, sábados e segundas, às 19h, e domingos, 16h. O texto é assinado por Ivam ao lado de Rodolfo García Vázquez, responsável pela direção. No Espaço Digital dos Satyros na Sympla. Que tal provar o seu talento?

In memorian
O grande ator e cantor Edson Montenegro, que perdemos para a Covid-19, pode ser visto no espetáculo digital Porta Entreaberta, que faz sessões nesta sexta (23) e sábado (24), às 19h30, na Sympla. Ele gravou pouco antes de adoecer. Um grande artista em seu derradeiro ato.

Peixe vivo
Mesmo com a volta pontual de peças no presencial, o teatro digital continua a todo vapor. Um homem diante de seu último tubo de oxigênio é o enredo da peça Peixe Fora D’Água, de Giovani Tozi, que protagoniza sua obra sob direção de Marcelo Airoldi. A temporada online é de 30 de abril a 9 e maio, grátis, sexta a domingo, 20h, no Espaço Cultural Bricabraque na Sympla. Na equipe criativa estão Cesar Pivetti na iluminação e Fábio Namatame no figurino. Haja fôlego.

Fim de festa
O Festival Online – Grupo TAPA termina com dois espetáculos em Work In Progress: Um Chá das Cinco, de João do Rio (25 de abril, domingo, 17h); e Sete Histórias, de Ezter Liu (26 de abril, segunda-feira, 19h). Os ingressos são gratuitos, a transmissão é pelo Teatro Aliança Francesa na Sympla. A primeira é dirigida por Eduardo Tolentino de Araújo, já a segunda, por Clara Carvalho, à frente de sua primeira direção no grupo onde é atriz de destaque. Coisa boa.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.