Annelize Tozetto | Stonewall 50

Por Annelize Tozetto
Especial para o Blog do Arcanjo
Na próxima segunda, 28 de junho de 2021, completará 52 anos de Stonewall. Também vai completar dois anos que fotografei Stonewall 50, espetáculo de Thiago Mendonça, lá nos Satyros, na Praça Roosevelt. E é impossível para mim, bissexual, passar o Junho do Orgulho LGTBQIA+, sem falar sobre nossas vidas, nossas lutas e nossa arte.
Para quem não sabe, a Revolta de Stonewall foi uma resposta à uma batida policial no Bar Stonewall, localizado no bairro de Greenwich Village, em Manhattan, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. O estopim de uma perseguição que acontecia (e ainda acontece) com pessoas LGBTQIA +. Marsha P. Jhonson, – travesti, drag-queen e lutadora pelos nossos direitos – foi uma das principais vozes. Um ano após 28 de junho de 1969 acontecia a primeira Parada da Diversidade. A luta era motivo de comemorar a existência.
Infelizmente, 52 anos após, há muito ainda o que se fazer. Não só nos EUA, mas aqui também. Apesar de termos a maior Parada LGBTQIA+ do mundo, que acontece na cidade de São Paulo, o Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo. Ainda achamos normal fazer piada com a existência e sexualidade de outra pessoa. Reproduzimos LGBTfobia em frases no dia a dia. Não educamos nossas crianças e jovens para a pluralidade de existência e continuamos reproduzir a cis-heternormatividade nas relações.
Precisamos ir além. Nossas vidas importam. Seguimos e (re) existimos!

Annelize Tozetto é fotojornalista formada pela UEPG, especialista em Jornalismo Literário pela FAVI e pós-graduanda em Fotografia como Suporte para a Imaginação. Fotografa espetáculos teatrais desde 2010, quando passou a cobrir o Festival de Curitiba. Nascida em Ponta Grossa, no Paraná, atualmente vive em São Paulo, onde trabalha como assessora parlamentar da Deputada Isa Penna (PSOL-SP) na Alesp. Colabora com o Blog do Arcanjo desde 2012.
Siga @annelizetozetto
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.