Bloco Pena de Pavão de Krishna faz 5ª edição do Festival Águas Gerais

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Precisamos, mais do que nunca, preservar nossas águas. Com esse foco, o bloco de Carnaval Pena de Pavão de Krishna, carinhosamente chamado de PPK, está em andamento desde o dia 7 de julho com o Festival Águas Gerais, que se encontra em sua 5ª edição. Apoiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, o tema desta vez ganhou o nome de Rios Urbanos, Rios Humanos, focando em ações formativas online em três regiões da capital mineira – Barreiro, Lagoinha e Jardim América. O projeto seguirá até o dia 25 de setembro, momento em que haverá 3 saraus no canal do PPK no YouTube.
Um projeto pensado para formar artistas conscientes
Uma das premissas do projeto é garantir uma formação artística que dê relevância para iniciativas ambientais, como revitalização de parques e nascentes, manutenção de áreas verdes, praças e afins.
Assim, o Águas Gerais propões discutir história, convívio, cultura, qualidade de vida e a importância das águas, ou “possibilidades de vida”, como defendem os idealizadores da ação.
No total serão 2 meses de ações formativas em forma de encontros virtuais e ateliês multidisciplinares. No Jardim América, juntamente com o Movimento Parque Já, a ação vai contar com os mentores: Rafael Fares (Literatura), Leopoldina Azevedo (música) e Elton Monteiro (artes cênicas). No Barreiro, aliado ao Projeto Macunaíma, ela terá Uziel Ferreira (artes cênicas em libras), Raphael Sales (música), Nívea Sabino (literatura) e Fernando Fonseca (artes visuais). Por fim, na Lagoinha, em parceria com a Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente, os ateliês serão ministrados por Sérgio Pererê (música), Joicilene Pinheiro (dança) e Patrícia Brito (culinária).
Confira um dos vídeos de 2020 do projeto Águas Gerais pelo canal do PPK no YouTube:
Confira também o Instagram oficial do Pena de Pavão de Krishna:
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.