O Retrato do Bob | Benjamin Seroussi, 2022

Diretor da Casa do Povo reforça diversidade do bairro paulistano ao valorizar laços com a comunidade e apostar no coletivo
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Foto BOB SOUSA
@bobsousa
À frente da Casa do Povo no Bom Retiro, Benjamin Seroussi faz do espaço histórico um importante ponto de ebulição e encontro sociocultural no tradicional bairro da região central de São Paulo, ressaltando sua diversidade, sobretudo no tocante à questão imigrante. E ele não anda só. Tanto que, após posar sozinho, como manda o figurino desta coluna O Retrato do Bob, pediu ao fotógrafo Bob Sousa que também o retratasse na companhia do coletivo que, com ele, atua no importante centro cultural fundado pela comunidade judaica na Rua Três Rios 252 e que ganhou novo fôlego sob sua direção — com importante papel social na comunidade durante os difíceis meses da quarentena. Neste sábado, 6 de agosto, a Casa do Povo ocupou a rua com arte, cultura e consciência social em seus 69 anos na ação Eruv, termo judaico que remete a um território temporário de celebração. Com múltiplas ações, o evento recordou que a a rua deve ser um espaço democrático de encontro das diversidades. Afinal, Benjamin Seroussi anda muito bem acompanhado.

*Bob Sousa é fotógrafo, mestre em Artes pela Unesp e crítico e jurado de Artes Visuais da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) e do Prêmio Arcanjo de Cultura. É autor do livro “Retratos do Teatro” (Ed. Unesp). Retrata grandes personalidades da cultura no Blog do Arcanjo desde 2012 na coluna O Retrato do Bob com assistência de Daniela Hamazaki.
Siga @bobsousa
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.