1ª bailarina trans do Theatro Municipal, Marcia Dailyn celebra 25 anos nos palcos com espetáculo no CRD

Uma Passagem no Tempo recupera trajetória de pioneirismo da artista trans nas artes de São Paulo
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Um quarto de século nos palcos. Marcia Dailyn celebra sua Gala 25 Anos de Formação – Uma Passagem no Tempo, em sessão dupla neste sábado, 10 de setembro, às 19h e 20h, no Centro de Referência da Dança (CRD) de São Paulo, que fica debaixo do Viaduto do Chá, no centro. A entrada é gratuita com classificação livre. A montagem integra as comemorações dos 80 anos do CRD em 2022.
Marcia Dailyn é a primeira bailarina trans do Theatro Municipal de São Paulo, onde estudou ballet na Escola de Bailado no fim da década de 1990. Depois, seguiu sua trajetória de sucesso como bailarina, atriz e performer.

Celebrar 25 anos de formação artística no Theatro Municipal de São Paulo é uma vitória com sabor especial. Vai ser uma noite de glória e emoção no Centro de Referência da Dança!
Marcia Dailyn
1ª bailarina trans do Theatro Municipal de São Paulo e atriz da Cia. Os Satyros
Atualmente, a artista natural de Jales, no interior paulista, integra a Cia. de Teatro Os Satyros, da qual recebeu o título de Diva da Praça Roosevelt, herdado da cubana Phedra D. Córdoba, a quem interpretou na peça Entrevista com Phedra, de Miguel Arcanjo Prado, em 2019 — papel que lhe fez ser a primeira atriz trans indicada ao Prêmio Aplauso Brasil de Melhor Atriz e espetáculo vencedor do Prêmio Nelson Rodrigues daquele ano.
Ela ainda foi hotstess da histórica casa noturna The Week, além de ser musa do Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta e do Bar da Dona Onça, a convite de seus amigos Jefferson e Janaina Rueda, além de integrar a equipe de colaboradores da SP Escola de Teatro.
“Estou muito emocionada com este momento e passei as últimas semanas realizando todos os preparativos para este dia tão especial”, diz Marcia Dailyn ao Blog do Arcanjo. “Quero relembrar no palco a minha história, ocupar este espaço tão importante para mim e para da dança, que é o Centro de Referência da Dança, com a minha arte e tudo que meu corpo carrega”, complementa a artista, também diretora e coreógrafa do espetáculo idealizado por ela e produzido por Elisa Barboza e Maiara Cicutt.

Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.