Arthur Nestrovski deixa Osesp após 13 anos, Thierry Fischer assume o comando
Despedida terá concerto especial em 18 de dezembro

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo — Osesp anunciou mudanças em sua diretoria e na estrutura de governança. Após 13 anos na Fundação Osesp, Arthur Nestrovski anunciou sua intenção de deixar a Direção Artística da instituição. A saída ocorre após a Orquestra concluir uma bem-sucedida turnê internacional, que incluiu apresentações na série oficial do Carnegie Hall, em Nova York, e após a divulgação da Temporada Osesp 2023, a última programada sob sua liderança.
“A decisão vinha sendo amadurecida há um bom tempo, em conversas com o presidente do Conselho de Administração da Fundação Osesp, Pedro Parente, e com o Diretor Executivo, Marcelo Lopes. É hora de a instituição renovar as reservas de energia para tocar o projeto, que exige uma infinita carga de dedicação”, afirma Nestrovski em carta pública.

Novo comando
A partir da Temporada 2024, as decisões relativas à programação artística passarão à liderança direta de Thierry Fischer, que incorporará parte das atividades da atual Diretoria Artística a seu escopo como Diretor Musical e Regente Titular da Osesp.
“A Osesp já é uma orquestra de excelência e atrai atenção onde quer que se apresente. O próximo passo é um maior refinamento na execução e desenvolvimento dos músicos e do grupo como um todo, com foco na busca permanente da sua identidade. Uma visão integrada de programação e interpretação permitirá atingirmos resultados à altura da qualidade de nossos músicos e da instituição”, afirma Fischer.
Caberá a Fischer articular e implementar a visão de longo prazo para todos os corpos artísticos da Fundação, que inclui também Coro da Osesp, Quarteto Osesp, Quinteto Osesp e Coros Juvenil e Infantil. As demais atividades da Direção Artística serão distribuídas entre Fischer e sua equipe, e Marcelo Lopes e o time da Direção Executiva, com intensa colaboração em frentes como os Programas Educacionais e projetos de difusão pelo estado de São Paulo.

Adeus a Netrovski
Como forma de marcar a conclusão do ciclo de Nestrovski e comemorar as conquistas de seus 13 anos como Diretor Artístico, Fischer dedicará o concerto de encerramento da Temporada (18/dez) ao colega, no qual regerá a Nona Sinfonia de Beethoven.
“Quero expressar meus profundos agradecimentos ao Arthur. Sua personalidade é muito inspiradora para mim e definitivamente foi um atrativo para minha vinda para a Osesp. Isso nunca será esquecido”, afirma Thierry Fischer.
Como último ato formal antes de deixar a função, Nestrovski inaugurou nesta quinta (27) uma nova seção da Mediateca da Osesp, criada a partir da doação de um acervo pessoal de cerca de dois mil livros sobre música, cultura e arte. A seção se chamará Acervo Arthur Nestrovski e estará aberta desde já para consulta pública.
A Temporada Osesp 2023 – Sem Fronteiras está definida. A programação contará com 32 programas sinfônicos de assinatura na Sala São Paulo, com ao menos três concertos por semana. Somando as séries da Orquestra, do Coro da Osesp, a agenda de recitais e os concertos do novo Quinteto Osesp (em ano sabático do Quarteto Osesp), serão mais de 150 apresentações ao longo de 2023.
Fundação Osesp
Criada em 2005, a Fundação Osesp é uma instituição sem fins lucrativos que tem por objetivos apoiar, incentivar, assistir, desenvolver e promover a cultura, a educação e a assistência social, com ênfase na música de concerto. Qualificada como Organização Social da Cultura, mantém contrato de gestão com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo para a manutenção e o desenvolvimento da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp, Sala São Paulo, Coro da Osesp, Coros Infantil e Juvenil da Osesp, Academia de Música da Osesp, Editora da Osesp, Centro de Documentação Musical e Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Realiza ações de educação musical para crianças, jovens e adultos; capacitação e treinamento de professores da rede pública de ensino; e formação de plateias.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.