Teatro Sérgio Cardoso se consolida como palco das grandes premiações culturais

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O Teatro Sérgio Cardoso, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo gerido pela APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte, reforça cada vez mais sua vocação para receber edições de algumas das principais premiações que reconhecem as artes no Brasil, além de oferecer sua estrutura a concursos destinados à dança e música clássica.
No dia 12 de março, o espaço recebe o Prêmio Shell, um dos mais importantes reconhecimentos da cena teatral brasileira. O prêmio, que está em sua 35ª edição, contempla os melhores espetáculos, diretores, atores e atrizes do ano.
No dia 2 de julho, a cerimônia de entrega do Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) é realizada no teatro, em reconhecimento aos destaques em diversas áreas culturais, incluindo teatro, cinema, música, artes plásticas e literatura.
Marcado para o dia 12 de novembro,o Prêmio Arcanjo, criado em 2019, celebra também no Sérgio Cardoso a diversidade da cultura brasileira, premiando artistas de diferentes áreas, como música, teatro, cinema, dança, produções audiovisuais e artes visuais, além de homenagens a figuras de destaque no setor cultural.
O teatrotambém é palco de importantes concursos, como o Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas,marcado para o dia 17 de março, que revela novos talentos da música lírica; o DMC – Dance Music Contest (31 de julho), que reúne DJs de todo o Brasil para um concurso que promove o intercâmbio de informações e o desenvolvimento da indústria da música eletrônica; e o ENDA – Encontro Nacional da Dança (3 e 4 de agosto), um dos mais importantes festivais de dança do país.
“Além da programação tradicional, queremos nos aproximar do público e da classe artística por meio de eventos receptivos, como os prêmios e os concursos, que celebram a diversidade da cultura brasileira e dão visibilidade à nossa rica produção artística”, diz Gláucio Franca, diretor geral da Associação Paulista dos Amigos da Arte.
A presença do Teatro Sérgio Cardoso no circuito de premiações e concursos reforça a importância do espaço como um centro de difusão cultural e de reconhecimento da excelência artística. O Teatro contribui para a democratização do acesso à cultura e para a valorização dos artistas brasileiros.
- Festival de Curitiba amplia democratização e atrai mais de 200 mil pessoas em sua 33ª edição
- Avesso do Avesso reúne no palco pela primeira vez Heloisa Périssé e Marcelo Serrado no Festival de Curitiba
- Susana Vieira leva Lady ao Teatro Vivo em São Paulo após sucesso no Rio
- A Língua Mãe estreia sob fortes aplausos a Monica Biel no Sesc Pinheiros em SP
- O Céu da Língua consagra Gregório Duvivier no Guairão no Festival de Curitiba
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.