Robson Catalunha faz nova parceria com Bob Wilson em Anamnesis no The Watermill Center em Nova York

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O ator, diretor, produtor, curador e performer paulista Robson Catalunha passa nova temporada em Nova York, a convite de Bob Wilson, um dos principais nomes da cultura mundial e que o dirige em sua nova performance, Anamnesis. A estreia é neste sábado, 27 de julho, no The Watermill Center, o grande laboratório criativo do icônico diretor, em seu prestigiado International Summer Program, que reune artistas de todo o mundo no verão nova-iorquino.
Robert Wilson está entre os principais artistas teatrais e visuais do mundo, com trabalhos que integram de forma não convencional uma ampla variedade de meios artísticos, como dança, palavra, iluminação, escultura e música. Com imagens esteticamente marcantes, suas produções conquistaram aclamação do público e da crítica, no mundo todo e em parceria com artistas como Mikhail Baryshnikov, Philip Glass, Laurie Anderson, Marina Abramovic, Willem Dafoe, Lady Gaga, Heiner Müller, Lou Reed, Tom Waits e Rufus Wainwright.

Em 2016, Wilson dirigiu Garrincha – Uma Ópera de Rua, sua primeira produção inédita com elenco brasileiro em parceria com o Sesc São Paulo. Robson Catalunha integrou o elenco da superprodução, ao lado de nomes como Bete Coelho, Ligia Cortez, Daniel Infantini, Naruna Costa e Roberta Estrela D’Alva, entre outros. Catalunha ainda trabalhou durante uma década com Os Satyros, participou do lendário espetáculo Why The Horse?, de Maria Alice Vergueiro e, nos últimos anos, desenvolveu e participou de projetos na América do Sul, África, América do Norte, Europa e Ásia, concebendo, dirigindo, produzindo e atuando em projetos que mesclam elementos do cinema, da performance, do teatro e da realidade virtual.

The Watermill Center
O primeiro trabalho de Catalunha, neste território de atuação multiplataforma, foi criado, em 2018, no Programa Internacional de Verão do The Watermill Center, uma espécie de laboratório de criação de Bob Wilson, nos Hamptons, litoral de Nova York, que anualmente reúne artistas de diversas áreas e diferentes países em uma espécie de residência artística que resulta em um grande festival de artes.

Durante sua primeira experiência no Programa Internacional de Verão, Catalunha criou O Híbrido, originalmente concebido como uma performance sobre um ser híbrido. Em 2020, durante a pandemia, o trabalho foi adaptado para uma obra em VR (Realidade Virtual), exibido em mais de 20 países, indicado ao Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) pelo seu caráter tecnológico inovador; selecionado para o Marché du Film do Festival de Cinema de Cannes; Festival de Cinema de Turim (Itália) e Festival Internacional de Cinema de Santiago (Chile).

No ínicio de julho de 2024, Robson Catalunha retornou ao The Watermill Center, pela quarta vez, para participar novamente do Programa Internacional de Verão, onde irá estrear a performance Anamnesis, segunda parte de uma trilogia iniciada com O Híbrido e que constitui a primeira parte de um novo projeto que envolverá performance, instalação, teatro e realidade virtual.

Anamnesis
Em conversa exclusiva com o Blog do Arcanjo, o artista conta que “Anamnesis apresenta duas linhas de investigação: a primeira, versa sobre a interferência das novas tecnologias sobre os corpos. Já a segunda, pretende promover a reflexão sobre o conceito de corpo a partir de experimentos genéticos realizados com seres humanos e animais”.
Borrando as fronteiras entre as artes, em Anamnesis, o artista continua sua investigação sobre mutações genéticas, cirurgias estéticas e seres fantásticos – iniciada em O Híbrido -, a partir das seguintes questões, como explica: “O que é um corpo? O que pode ser um corpo? Como alguns experimentos científico-tecnológicos podem mudar as formas de vida no planeta? Quais os limites das experiências e interferências genéticas nos seres vivos? E quais os diálogos possíveis entre linguagens como a fotografia, a performance, o teatro, o cinema e as novas tecnologias, especialmente a realidade virtual e expandida?”.
Anamnesis será apresentada no The Watermill Center, neste sábado, dia 27 de julho, com direção geral de Bob Wilson, dentro da programação do International Summer Program, em uma espécie de festival de artes que contará com obras de artistas de mais de 15 países, entre eles Lucinda Childs, Cocorosie e Mykki Blanco. O evento é um dos pontos altos da cultura no efervescente verão nova-iorquino.

Blog do Arcanjo mostra Robson Catalunha no vídeo do International Summer Program do The Watermill Center de Bob Wilson em Nova York
- ★★★★ Crítica: A Língua Mãe faz reflexão inteligente e bem humorada sobre o poder das palavras
- Nina de Pádua é Bette Davis na peça O Diabo em Mrs. Davis
- ★★★★ Crítica: Entre Irmãos comove com atuações potentes de Otávio Martins e Fernando Pavão em texto de rara sensibilidade
- Camillo celebra 20 anos de carreira na música com show e single
- Nômade Festival tem Alcione, João Gomes, Daniela Mercury. BaianaSystem, Jota.Pê e Ney Matogrosso
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.