VRS Academy faz debate na Flip 2024 sobre clubes de leitura

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A VRS Academy marca presença na programação da 22ª Flip 2024 na Casa Escreva, Garota no dia 10/10, 11h, com um debate especial: Clubes de leitura nas empresas: diálogo, pensamento crítico e criatividade. A VRS Academy foi fundada há mais de dez anos por Vivian Rio Stella, doutora em Linguística pela Unicamp, com pós-doutoramentos pela mesma universidade e pela PUC-SP e autora de Comunicação Eficiente (Aberje Editorial, 2020).
Durante o encontro em Paraty, a equipe de curadoria da VRS Academy, formada por Fatima Affonso, Isadora Jardim, Thais Gurgel, Viviane Silva e Vivian Rio Stella, apresenta as motivações das empresas para criarem clubes de leitura e o papel da curadoria, os diferenciais da mediação, as estratégias e os desafios da organização para engajar seus colaboradores e promover uma experiência ampla, não apenas utilitarista.
Vejo os clubes de leitura como ferramentas excelentes para fomentar autonomia, diálogo e ajudar a desenvolver habilidades específicas que são essenciais para o crescimento profissional e o fortalecimento de equipes. É por isso, inclusive, que o clube de leitura em formato de curso tem feito tanto sucesso. É uma forma de gerar comprometimento e criar propósito nas pessoas que participam”.
Vivian Rio Stella
idealizadora da VRS Academy
A programação inclui análises sobre Viagem pelos livros: como a literatura amplia sua visão de mundo, que destaca obras do Brasil, Chile, Japão, Rússia, Itália, Nigéria, Espanha e Canadá; Ler clássicas: reverenciando grandes autoras com destaque para obras de Mary Shelley, Virginia Woolf, Simone de Beauvoir, Isabel Allende, Toni Morrison, Hilda Hilst e Carolina Maria de Jesus; e Indo além das páginas dos livros: o papel da mediação e dos clubes de leitura. A 22ª FLIP, Festa Literária Internacional de Paraty acontece de 9 a 13 de outubro.
- Nina de Pádua é Bette Davis na peça O Diabo em Mrs. Davis
- ★★★★ Crítica: Entre Irmãos comove com atuações potentes de Otávio Martins e Fernando Pavão em texto de rara sensibilidade
- Camillo celebra 20 anos de carreira na música com show e single
- Nômade Festival tem Alcione, João Gomes, Daniela Mercury. BaianaSystem, Jota.Pê e Ney Matogrosso
- Cineguá leva cinema gratuito à Ilha do Mel em Paranaguá

Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.