Grace Gianoukas volta com Nasci pra Ser Dercy no Teatro UOL: ‘Mulher fantástica’ – Entrevista do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Grande atriz, Grace Gianoukas volta à personagem que mais a premiou em sua carreira. Também pudera, trata-se de ninguem mais ninguém menos que Dercy Gonçalves (1907-2008), uma das maiores atrizes e humoristas que o Brasil conheceu. Com farta competência e raro carisma, ela incorpora a figura histórica no bem sucedido solo Nasci pra Ser Dercy, peça premiadíssima com texto e direção de Kiko Rieser que volta ao cartaz nesta sexta, 10 de janeiro, no Teatro UOL do Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo. Sob direção de produção de Paulo Marcel, a curta temporada vai até 2 de março, com sessões sexta, 20h, sábado, 18h e 20h, e domingo, 18h (compre seu ingresso).

A peça deu a Grace Gianoukas o Prêmio Shell e Prêmio APCA de Melhor Atriz, o Prêmio PRIO de Humor de Melhor Performance, além do Prêmio Bibi Ferreira de Melhor Dramaturgia a Kiko Rieser. Às vésperas da estreia, Grace conversou com exclusividade com o jornalista Miguel Arcanjo Prado para a primeira Entrevista de Quinta de 2025 aqui no Blog do Arcanjo. Leia com toda a calma do mundo.

Miguel Arcanjo Prado – Feliz Ano-Novo, Grace! Tinha de ser você falando da Dercy Gonçalves para abrir a Entrevista de Quinta do Blog do Arcanjo com boas energias!
Grace Gianoukas – Feliz 2025, Miguel e todo mundo que lê o Blog do Arcanjo! Que a gente tenha muita saúde e alegria!

Miguel Arcanjo Prado – Grace, a Dercy Gonçalves ainda te surpreende?
Grace Gianoukas – Sim, a Dercy continua me surpreendendo. Eu tive a oportunidade de visitar Magdalena, a cidade onde ela nasceu, no Rio de Janeiro, Santa Maria Magalena. Lá, são coisas incríveis, como ela ajudava as pessoas. Ela não podia ver ninguém passando necessidade, que ela dava um jeito de ajudar, arranjava hospital, pessoas que estavam doentes, sabe? Ela era realmente incrível! E toda hora chega pra mim algum vídeo de algum trecho de entrevista que ela deu, que eu não tinha visto ainda, tem muito material da Dercy. E ela continua me surpreendendo. A Dercy realmente é uma mulher fantástica!

Miguel Arcanjo Prado – Pra falar do assunto da semana, como foi ver a Fernanda Torres, atriz que também é ótima comediante, ganhar o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama com Ainda Estou Aqui?
Grace Gianoukas – Ver a Fernanda Torres recebendo o Globo de Ouro dá uma sensação de justiça, de justiça sendo feita, ela realmente é uma atriz extraordinária. Sempre que eu vejo um ator ou uma atriz com a excelência do trabalho como o da Fernanda Torres, isso reafirma as nossas escolhas pela profissão, pelo segmento que a gente trabalha, é um orgulho para todos nós. A gente fica muito feliz. E eu acho que o mundo está tendo oportunidade de conhecer o que nós já conhecemos há muito tempo, esse maravilhoso trabalho da Fernanda, em todos os níveis, não só como comediante, como autora, ela é uma potência, é uma alegria esse reconhecimento, ela merece muito.

Miguel Arcanjo Prado – Com Nasci pra Ser Dercy você conseguiu os principais prêmios do Brasil: APCA, Shell e do Humor. Como foi viver isso?
Grace Gianoukas – Bom, é uma honra receber esses prêmios, fiquei muito grata, eu tenho mais de 40 anos de carreira, então fico muito feliz, porque tanto o Shell quanto o APCA são prêmios muito tradicionais e que já foram ofertados para artistas que eu respeito muito, que são referências para mim. Então, fiquei muito contente. E receber prêmio, um trabalho premiado, atrai também mais gente para assistir o espetáculo, e para mim é muito importante continuar levando a história da Dercy Gonçalves para mais pessoas, para conhecer esse outro lado que o espetáculo traz. Então eu fico muito grata, porque o espetáculo tem feito uma belíssima carreira, né? É uma honra!

Miguel Arcanjo Prado – Como é sua relação com o Kiko Rieser, o diretor e idealizador da peça? O que mais aprendeu com ele?
Grace Gianoukas – Minha relação com o Kiko Rieser é de muito respeito e admiração profissional. Eu acho que, com o Nasci pra Ser Dercy, ele conseguiu um resultado muito interessante. Nesse texto, ele consegue unir o popular, porque a Dercy é popular, né? Mas com uma profundidade emocional também muito bacana, que me deu a oportunidade de mergulhar emocionalmente em várias camadas da personagem, né? Dercy Gonçalves, retratada no espetáculo. Ver um trabalho como dele e como de outros autores que estão surgindo dá uma esperança para as novas gerações que vão ter um teatro de qualidade, de coisas boas. Muita gente escrevendo coisas boas, então, fico muito, muito feliz. E o que eu aprendi com ele, eu, como sou muito autodidata, e ele é uma pessoa mais acadêmica, acho que essa troca foi muito importante entre nós dois. O que eu pude oferecer para ele, a minha bagagem de experiência, de erros e acertos, as minhas conclusões desse período que eu tenho de profissão. E ele também, com uma coisa mais disciplinada, mais acadêmica, eu acho que foi um bom encontro!
Agradecimentos: Flávia Fusco Comunicação.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.