Sobre

Miguel Arcanjo Prado © Rafa Marques Blog do Arcanjo

SOBRE O BLOG DO ARCANJO

O Blog do Arcanjo mostra o que acontece e quem é destaque nos palcos, telas, salas e sociedade, com notícias, artigos e entrevistas exclusivas, além de reflexões sobre o mundo do Entretenimento, das Artes e da Cultura. O site existe desde 2012 sob direção do jornalista e crítico de artes Miguel Arcanjo Prado.

Miguel Arcanjo Prado © Rafa Marques Blog do Arcanjo

SOBRE MIGUEL ARCANJO PRADO

Miguel Arcanjo Prado é jornalista formado pela UFMG, especialista em Mídia, Informação e Cultura pela USP e mestre em Artes pela Unesp. É crítico da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), da qual foi vice-presidente. Foi eleito três vezes um dos dez melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. É idealizador do Prêmio Arcanjo de Cultura, que teve sua primeira edição em dezembro de 2019 no Theatro Municipal de São Paulo, reunindo as principais personalidades das artes do país, como Zé Celso, Eduardo Saron, Danilo Santos de Miranda, Regina Boni e Sergio Mamberti e realizou sexta edição no Teatro Sérgio Cardoso em 2024, com presença de nomes como Alaíde Costa, Débora Falabella, Marília Gabriela e Tiago Abravanel. Integra ainda o júri das seguintes premiações: Prêmio APCA, Prêmio do Humor, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID Destaque Imprensa Digital, Prêmio Risadaria e Prêmio Sesc de Melhores Filmes. Foi coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro por quatro anos.

Nascido em Belo Horizonte em 3 de dezembro de 1981, está radicado em São Paulo desde 2007, passando pelos principais veículos brasileiros. Em Minas, passou por O Pasquim 21, TV UFMG, Rádio UFMG Educativa, Cedecom-UFMG e TV Globo Minas. Em 2007, transferiu-se para a capital paulista ao ingressar no Curso Abril de Jornalismo, da Editora Abril, durante o qual atuou na revista Superinteressante. Ao fim do Curso Abril, foi contratado como repórter e colunista teatral da revista Contigo!. Em 2008, tornou-se repórter do caderno Ilustrada na Folha de S.Paulo. No ano seguinte, passou a ser repórter e colunista de variedades e cultura do jornal Agora São Paulo, no mesmo Grupo Folha.

Em 2009, fez parte da equipe que criou o Portal R7 na Record, onde esteve por oito anos e passou pelos cargos de repórter especial, editor de Famosos e TV e Entretenimento, editor de Cultura, colunista, redator e produtor artístico. Também foi comentarista da Record, produtor artístico sênior do Domingo Show e apresentou e editou a Agenda Cultural da TV Record News por cinco anos.

A partir de 2015 passou a atuar no UOL como repórter especial e colunista de Entretenimento, assinando o Blog do Arcanjo, que manteve parceria com o portal até março de 2020, quando passou a ser um site independente.

Arcanjo também atuou como colunista nos programas Melhor pra Você e Tricotando, da Rede TV!, Mulheres e De A a Zuca, na TV Gazeta, e Vida & Estilo, na Rede Brasil. Em 2018, foi convidado a ser produtor-executivo artístico do programa Superpoderosas, na Band.

É vencedor dos prêmios Medalha Cruz da Referência Nacional em Cultura pela ANCEC, Prêmio Leda Maria Martins, Prêmio África Brasil e Troféu Inspiração do Amanhã – Categoria Crítico de Arte. Também recebeu o Prêmio Nelson Rodrigues duas vezes, a primeira por seu trabalho no jornalismo cultural e na segunda por seu primeiro espetáculo como dramaturgo, Entrevista com Phedra, encenado com sucesso em São Paulo em 2019 ano sob direção de Juan Manuel Tellategui e Robson Catalunha. Também recebeu em 2022 Prêmio Governador do Estado de São Paulo – Medalha Mário de Andrade, a maior honraria na área de Letras do Estado de São Paulo.

Em Belo Horizonte, em 2004, idealizou, produziu e dirigiu o espetáculo poético-musical Revertério, que teve três edições na UFMG, sendo vocalista da banda Revertério, de música brasileira e rock. Também foi bailarino do Ballet Movimento, dirigido por Nora Vaz de Mello.

Fotos de Miguel Arcanjo Prado

Crédito: Rafa Marques

Miguel Acanjo Prado © Rafa Marques Blog do Arcanjo